Ludmila Abrante fala sobre desafios da mulher policial, assédio e promoção da saúde em Congresso da ISMA-BR

A policial penal da SEAP do Rio de Janeiro, apresentou dois trabalhos com foco na mulher policial, assédio e promoção da saúde

Iniciou nessa terça-feira (21/06) e segue até esta quinta (23) o 22º Congresso de Stress e QVT da ISMA-BR,  no 24º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 14º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 14º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, com uma série de eventos em Porto Alegre (RS), que busca propor soluções e qualificações aos profissionais para o melhor gerenciamento do stress.

Foto: Arquivo Pessoal/Ludmila Abrante22º Congresso de Stress e QVT da ISMA-BR
22º Congresso de Stress e QVT da ISMA-BR

O evento conta com a colaboração institucional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em que policiais mobilizados do PROVIDA, realizaram palestras e cursos sobre o tema da saúde e qualidade dos operadores de segurança pública como pesquisa, programas e recursos para implementação dos planos.

O evento que ocorre no Hotel Plaza São Rafael, conta com a participação da Policial Penal, Ludmila Abrante, da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), especialista em Gestão de Políticas Públicas UCAM e pós-graduanda em Promoção da Saúde ENSP/FIOCRUZ, a qual apresentou dois trabalhos com foco na mulher policial, assédio e promoção da saúde.

Ao JTNEWS, a policial penal destacou que a vida e a saúde dos operadores da segurança pública, principalmente das mulheres, não são temas debatidos como deveriam.

"A segurança pública hoje está em um momento de destaque, devido o aumento da violência. Porém, a vida e a saúde dos operadores da segurança pública, principalmente das mulheres, não são debatidos como deveriam.
Então, falar sobre a questão da mulher na segurança pública em um espaço dedicado como este, é fundamental para o desenvolvimento de instituições eficazes, justas (ODS 5 E 16 da agenda global da ONU) e que possam prestar um serviço de excelência para a sociedade", afirmou.

Foto: Arquivo Pessoal/Ludmila AbranteLudmila Abrante apresenta trabalhos com foco na mulher policial
Ludmila Abrante apresenta trabalhos com foco na mulher policial penal

"Apresentei dois resumos conteúdos do meu trabalho de conclusão do curso  lato-sensu,  Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social da Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ, que foram aprovados pela comissão científica do ISMABR. O primeiro aborda a questão dos assédios e discriminação de gênero nos ambientes de trabalho no sistema prisional, os determinantes sociais da saúde e os impactos na vida no contexto do trabalho no sistema penal, a partir da minha experiência da formação do coletivo MULHERES POLICIAIS PENAIS EM AÇÃO, que fundou o Projeto de Acolhimento Estrela Dinha Oliveira. 

O segundo resumo, sugere ações de intervenção para as mulheres mais Policiais Penais no Rio de Janeiro que objetiva o fortalecimento das redes e grupos de apoio, empoderamento e cuidado de si e cuidado do outro como espaços de convivência,  descompressão,  oficinas, encontros guiados e terapias com ajuda de parceiros e recursos destinados", destacou Ludmila.

A policial, que possui mais de 20 anos de carreira, ressalta que existem muitos desafios para políticas de segurança penitenciária, dentre eles os serviço prestado aos internos e internas.

"São muitos, desde o serviço prestado aos internos e internas, atendendo as legislações e convenções internacionais até o cuidado dos seus colaboradores. Mas ser reconhecida como policia e estar no SUSP,  traz oportunidades que antes não tinha. Os afastamentos de policiais e os tratamentos em  saúde dos mesmos, quando revertidos em reais, custam milhões aos cofres públicos, bem mais do que os investimentos em programas de intervenções em Promoção da Saúde e bem-estar, que não só previnem as doenças e afastamento como promovem ambientes de trabalhos saudáveis aumentando a qualidade dos serviços prestados e o bem-estar geral de todos os envolvidos", pontuou.

Programação

Os temas selecionados para o congresso de 2022 atendem a uma demanda atual que envolve experiências empresariais e pesquisas na área. Uma oportunidade para pesquisadores, consultores e acadêmicos compartilharem as últimas tendências no futuro do trabalho, gerenciamento do stress, desempenho e bem-estar.

Confira AQUI a programação completa.

Fonte: JTNEWS

Comentários