Lacen Piauí já realizou 89 mil testes para detectar o Novo Coronavírus
A capacidade do laboratório é de mil exames por dia, o que possibilita a entrega dos resultados em até 48 horasO Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen- PI), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou desde março 89 mil testes para detectar o Novo Coronavírus.

“Desde o começo da pandemia o laboratório vem desempenhando um papel fundamental no diagnóstico da COVID-19, o que ajuda no tratamento precoce da doença”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Na unidade são realizados os testes de RT-PCR, que tem como objetivo diagnosticar a doença por meio da detecção do material genético do Novo Coronavírus na amostra examinada.
“A análise de biologia molecular é considerada padrão ouro por identificar a presença do SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, em amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta) dos casos suspeitos. Assim que chegam ao laboratório, essas amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração do material genético das moléculas (RNA) até chegar a etapa final do processo” explica a diretora do Lacen-PI, Waterlene de Carvalho.
A capacidade do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí é de mil exames por dia, o que possibilita a entrega dos resultados em até 48 horas. Nas últimas semanas o sistema que alimenta esses exames teve um problema que acabou atrasando as entregas, porém já está tudo solucionado.
“Tivemos um problema no sistema do site, que é administrado pelo Ministério da Saúde, mas já colocamos todos em dia. Nosso intuito é dobrar esse número de exames realizados, fazendo com que mais pessoas recebam o diagnostico em tempo hábil”, ressalta a diretora.
Fonte: Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Política TCE multa ex-gestores de Corrente (PI) por falhas em contrato de mais de R$ 2 milhões na compra de medicamentos
-
Segurança Pública Adolescente de 17 anos é assassinado a tiros em José de Freitas
-
Geral Criança de 10 anos morre após sofrer choque com carregador de celular em União
-
Segurança Pública PM interrompe sessão do "Tribunal do Crime" e prende 4 pessoas em Picos
-
Geral Funcionário da Prefeitura de Colônia do Gurguéia é morto com três tiros na cabeça
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Polícia Federal investiga quadrilha acusada de causar rombo de R$ 19 milhões na Caixa Econômica no Piauí
-
Segurança Pública Dono de supermercado preso pelo DRACO com carga roubada em Cocal dos Alves (PI) é solto
-
Política PF pediu a prisão do desembargador José James Gomes Pereira por suposta venda de sentenças
-
Política Gasto milionário em evento cultural gera críticas sobre prioridades do governo
-
Política Pré-candidato Toni Rodrigues não poupa críticas ao governador: "Nada foi feito para transformar o Piauí, é deplorável"