Justiça Eleitoral põe vereadora Tatiana Medeiros no banco dos réus
A decisão foi assinada pela juíza Gláucia Mendes de Macêdo, da 98ª Zona Eleitoral, nessa quarta (21).A Justiça Eleitoral tornou ré a vereadora Tatiana Medeiros (PSB) pelos crimes de organização criminosa, corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e falsidade ideológica no âmbito da Operação Escudo Eleitoral, que revelou um esquema estruturado com objetivo manipular as eleições municipais de 2024, em que Tatiana Medeiros saiu vitoriosa.

A decisão foi assinada pela juíza Gláucia Mendes de Macêdo, da 98ª Zona Eleitoral de Teresina, nessa quarta-feira (21).
Além da parlamentar, viraram réus:
- Alandilson Cardoso Passos (namorado);
- Stênio Ferreira Santos (padrasto); - Maria Odélia de Aguiar Medeiros (mãe);
- Bianca dos Santos Teixeira Medeiros (irmã);
- Lucas de Carvalho Dias Sena (cunhado);
- Emanuelly Pinho de Melo (assessora da parlamentar),
- Bruna Raquel Lima Sousa (funcionária da ONG Instituto Vamos Juntos);
- Sávio de Carvalho França (funcionário da ONG Instituto Vamos Juntos);
De acordo com a magistrada, a peça delatória atende aos requisitos do artigo 357, §2º, do Código Eleitoral c/c art. 41 do CPP, que contém a exposição dos fatos que, em tese, constituem os crimes imputados, realçando-lhes as circunstâncias, notadamente quanto aos sujeitos ativos, a suposta conduta de cada um, os bens jurídicos penalmente protegidos e pretensamente afetados, o tempo e o lugar dos fatos, trazendo, ainda, a qualificação dos denunciados, a classificação dos crimes que lhes são imputados e o rol de testemunhas.
“Assim, entendo que a análise preliminar dos autos revela a presença das condições da ação penal e dos pressupostos processuais. Isto posto, satisfeitos os requisitos legais e ausentes quaisquer das hipóteses de rejeição a que alude o artigo 358 do Código Eleitoral ou 395 do CPP, recebo a denúncia ofertada pelo Ministério Público”, destacou a juíza.
Os acusados serão citados para responderem à acusação, por escrito, no prazo de 10 dias, ocasião em que poderão alegar tudo o que interesse à sua defesa, arguir preliminares, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas.
Entenda o caso
A vereadora Tatiana Medeiros está presa, preventivamente, desde o dia 03 de abril de 2025, quando a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, em Teresina. Após audiência de custódia, a parlamentar foi encaminhada para a sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, onde ela permanece presa sem previsão de soltura.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Bradesco faz desconto sem liberar empréstimo e é condenado a indenizar cliente no Piauí
-
Segurança Pública Homem é preso suspeito de furtar comércios na zona sudeste de Teresina
-
Política Prefeito de Campo Maior (PI) é multado pelo TCE por falta de profissionais de apoio para alunos com deficiência
-
Política TCE mantém decisão contra ex-prefeito de José de Freitas e determina devolução de R$ 726 mil por uso irregular do FUNDEF
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Lagoinha do Piauí por falta de prestação de contas de 2024
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política TCE-PI aplica multa a prefeito e secretário de Amarante por má gestão da frota de veículos
-
Geral Morador do Renascença II relata dificuldades com a falta de água na zona Sudeste de Teresina
-
Geral Coronel Carlos Augusto destina R$ 300 mil para evento de games enquanto penitenciárias enfrentam crises
-
Política Ex-integrante de governo petista, Mainha se lança pré-candidato ao governo do Piauí pelo PL
-
Geral Site do IMEPI apresenta falhas e fere princípios constitucionais de publicidade dos atos públicos