Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à Oficial após omissão do Estado
Na sentença, a juíza apontou que o Estado do Piauí falhou em promover o requerente dentro do prazo adequado, configurando uma omissão administrativa.A Justiça do Piauí determinou que o Estado promova o policial militar Francisco Divino da Silva à graduação de subtenente, após reconhecer que ele foi preterido na progressão funcional, apesar de preencher todos os requisitos exigidos por lei.

A decisão foi proferida pela juíza Lucyane Martins Brito, da 2ª Vara da Comarca de Altos, no âmbito do Processo nº 0800655-13.2024.8.18.0036. A magistrada entendeu que a Administração Pública descumpriu a legislação vigente ao não conceder a promoção por antiguidade ao militar.
Na sentença, a juíza apontou que o Estado do Piauí falhou em promover o requerente dentro do prazo adequado, configurando uma omissão administrativa. Além disso, destacou que o policial militar preencheu os critérios estabelecidos na Lei Estadual nº 3.936/84, que regulamenta a ascensão na carreira militar.
O direito à promoção foi reconhecido com base em precedentes do Tribunal de Justiça do Piauí, que reforçam que a antiguidade e a qualificação intelectual dos militares devem ser respeitadas no processo de ascensão funcional.
Com a decisão, o Estado do Piauí deverá realizar a promoção do policial à patente de subtenente e fazer o correto enquadramento funcional. A sentença também reforça que a Administração Pública deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade e eficiência no trato com seus servidores. O Estado ainda pode recorrer da decisão, mas, caso haja trânsito em julgado, a promoção terá que ser efetivada.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina