Justiça condena Estado do Piauí a pagar FGTS a ex-funcionária contratada sem concurso
A defesa do Estado alegou a nulidade do contrato, mas a Justiça reconheceu que, mesmo em contratações irregulares, o direito ao Fundo de Garantia permanece assegurado.O Juizado Especial Cível de São João do Piauí condenou o Estado do Piauí a pagar os valores devidos de FGTS a uma ex-funcionária que atuou como recepcionista no Hospital Estadual Teresina Nunes de Barros, entre 2020 e 2023, sem ter sido aprovada em concurso público ou processo seletivo simplificado.
De acordo com os autos, a trabalhadora exerceu jornada de 44 horas semanais recebendo salário mínimo, mas foi exonerada sem o pagamento das verbas rescisórias. A defesa do Estado alegou a nulidade do contrato, mas a Justiça reconheceu que, mesmo em contratações irregulares, o direito ao Fundo de Garantia permanece assegurado.
A sentença, assinada pela juíza Carmelita Angélica Lacerda Brito de Oliveira, fixou que os depósitos devem ser feitos referentes ao período de maio de 2020 a 2025, com correção monetária pelo IPCA-E até 2021 e, posteriormente, pela taxa Selic. O valor exato será definido em fase de liquidação da sentença.
O entendimento segue precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que garantem o FGTS a servidores temporários contratados de forma irregular, para evitar enriquecimento ilícito da administração pública.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
TCE-PI aplica multa a prefeito de Jerumenha por falhas em licitações e determina correções
-
Saúde
Água tratada nem sempre é sinônimo de água segura, alertam especialistas
-
Política
"Dois trenós puxados por cães", Trump zomba de defesa da Groenlândia
-
Geral
BEPI apreende arma e veículos irregulares em operação no Norte do Piauí
-
Política
Trump faz ameaças a Cuba e presidente Miguel Diaz-Canel reage
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde
Aleitamento artificial: Qual o custo, os riscos e por que insistir no aleitamento materno?; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Anvisa manda recolher lote de molho de tomate com pedaços de vidro
-
Política
Prefeita de São Braz do Piauí é alvo de denúncia por supostas irregularidades no FGTS e INSS desde 2017
-
Geral
Três crianças desaparecem após saírem para brincar no Maranhão
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação e prende duas mulheres integrantes do PCC em Altos