Justiça concede liberdade provisória a acusado de homicídio em acidente de trânsito no Sul do Piauí
O caso envolve a morte de Reginaldo Pereira dos Santos e resultou na imputação dos crimes de homicídio simples, omissão de socorro e fuga do local, previstos no Código Penal e no CTB.O desembargador Pedro de Alcântara da Silva Macêdo, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), concedeu liminar em habeas corpus para revogar a prisão preventiva de Pedro Salvador Prestes Zimmermann Neto, acusado de provocar um acidente de trânsito com vítima fatal no município de Uruçuí, em 9 de agosto de 2025. O caso envolve a morte de Reginaldo Pereira dos Santos e resultou na imputação dos crimes de homicídio simples, omissão de socorro e fuga do local, previstos no Código Penal e no Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo o processo, Zimmermann Neto foi preso em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva pelo juiz plantonista de Floriano, com base na gravidade do crime, no clamor público e na suposta tentativa de fuga. O magistrado de primeira instância destacou que o acusado estaria conduzindo o veículo em velocidade muito acima do limite da via (40 km/h), sem habilitação e com garrafas de bebida alcoólica no interior do carro, além de não ter freado ou desviado da vítima, o que indicaria dolo eventual.
A defesa, no entanto, sustentou que o cliente não estava embriagado, apresentando laudo que afastou a ingestão de álcool, e que ele chegou a acionar o socorro e se apresentou à polícia, não configurando fuga. Ressaltou ainda que o réu é primário, possui residência fixa, bons antecedentes, está matriculado no curso de Agronomia no Instituto Federal do Piauí (IFPI) e auxilia a família na empresa Agropecuária Três Irmãos Ltda.
Ao analisar o pedido, o desembargador Pedro de Alcântara entendeu que, embora o caso seja grave, não há demonstração de perigo atual que justifique a prisão preventiva, sendo suficientes medidas cautelares para garantir a ordem pública e a regular instrução processual. A decisão citou precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reforçam a necessidade de fundamentação concreta para manter a custódia antes do julgamento.
Com isso, o acusado foi colocado em liberdade provisória, mediante cumprimento de diversas restrições, como comparecimento quinzenal em juízo, proibição de frequentar bares e festas, não manter contato com testemunhas, não se ausentar da comarca sem autorização, recolhimento domiciliar noturno, monitoramento eletrônico por 180 dias e suspensão do direito de dirigir até o fim do processo. O descumprimento poderá levar à decretação de nova prisão.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Criminosos não conseguiram sacar R$ 20 mil de ex-secretário sequestrado em Teresina, diz delegado
-
Justiça
Decreto federal não pode embasar prescrição intercorrente em processos administrativos estaduais e municipais
-
Geral
Bebê de um ano é internado após acidente com água quente no Piauí
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido após assaltar motorista de aplicativo em Teresina
-
Política
Nova lei eleva impostos sobre bets e impõe limite para benefícios fiscais
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Mesmo após polêmica, prefeitos do PT seguem demonstrando apoio a Ciro Nogueira
-
Economia
Acabar com a escala 6x1 é fundamental, é muito importante, diz o ministro Luiz Marinho
-
Justiça
STF invalida norma do Ceará que cobrava IPVA sobre aeronaves e embarcações
-
Justiça
STF afasta cobrança retroativa da contribuição sindical e define parâmetros para valores
-
Geral
Ponte Metálica entre Teresina e Timon é interditada para novos reparos