Jovens piauienses escalam o "Morro do Pico" em Massapê do Piauí

O Morro do Pico é uma referência histórica na comunidade Peixe em Massapê do Piauí; estima-se que ele possua mais de 150 metros de altura a partir da terra plana, segundo os moradores do local

Após quase 60 anos sem que ninguém realizasse a façanha, dois jovens escalaram o Morro do Pico, localizado na comunidade Peixe, no Município de Massapê do Piauí [antes pertencente ao município de Jaicós] localizada a 378 km da capital do Estado, Teresina.

Foto: Imagem cedida ao JTNEWSMorro do Pico, em Massapê do Piauí
Morro do Pico na Comunidade Data Peixe, em Massapê do Piauí

A propriedade na qual fica localizado o Morro do Pico, na Fazenda Data Peixe, pertence ao pai do Sr. Manoel Lima (Manoel de Oiô), primeiro cidadão a escalar o Morro do Pico há 60 anos aproximadamente.

Foto: imagem cedida ao JTNEWSÀ esquerda, Neilson Carvalho. À direita, José Erisvaldo de Sousa
Neilson Carvalho e Erisvaldo de Sousa (de boné), ao fundo o Morro do Pico, no Peixe em Massapê do Piauí

Não existe metragem correta, mas estima-se que o Morro do Pico possua mais de 150 metros de altura a partir da terra plana, segundo os moradores do local.

Na última quinta-feira (2/7), após 32 dias estudando a melhor forma de subir a elevação e sem utilizar equipamentos adequados para escalada, os jovens José Erisvaldo de Sousa Carvalho, conhecido popularmente na comunidade como Valdin de Zé Preto Firofa,  e Neilson Coelho Carvalho escalaram a pedra.

Foto: Imagem cedida ao JTNEWSMorro do Pico no Peixe
Morro do Pico - Peixe (Massapê do Piauí)

Em vídeo enviado ao JTNEWS, os jovens mostram a paisagem vista de cima do morro e Valdin narrou o fato histórico, mas não inédito, pois antes deles nascerem, Manoel de Oiô já havia escalado o morro, conforme informações de conterrâneos e contemporâneos de Manoel, como  Geraldo Coutinho e Afonso Teles. Confira o Vídeo:

Localizada na região do semiárido do Piauí, Massapê é um dos municípios piauienses mais castigados no período da seca. Sua atividade econômica se caracteriza pela agricultura de subsistência, durante o período do inverno, e a extração do pó da palha de carnaúba nos períodos mais secos.

Lá no Município de Massapê do Piauí, distante há 12 Km apoximadamente do Morro do Pico, existe um Sítio Arqueológico, o qual foi descoberto para o público externo na última década. 

Em breve [após a Pandemia] o JTNEWS vai fazer uma reportagem especial no local [que é a antiga Fazenda de Seu Abdias das Queimadas]. O Sítio é comparado aos da Serra da Capivara no Município de São Raimundo Nonato no Piauí, especialmente no que diz respeito às gravuras rupestres.

Fonte: JTNEWS

Comentários