Jovem que fez apologia ao Nazismo e ameaça com faca na mão, é expulso de bar, mas a Políca ainda não o identificou

Veja o vídeo; alertado que estaria fazendo apologia ao nazismo, rapaz se irrita e ameaça os presentes ao seu redor com faca na mão; mas até o momento a Polícia Civil não informou se o identificou

Na última sexta-feira (11/02), o jornalista Kalil Oliveira compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que mostra um jovem com camiseta com símbolo nazista sendo expulso de um bar, após fazer a 'saudação nazista', na zona Sul de Teresina (PI), inclusive ainda ameaçou às pessoas que lhe contestaram pela apologia ao Nazismo.

No vídeo em questão, o jovem aparece usando uma camisa com o símbolo de uma divisão de elite da SS (ala paramilitar do Partido Nazista). Uma pessoa filma o homem enquanto pergunta sobre a roupa, ele afirma que o símbolo estampado na camisa é da Totenkopf, responsável por diversos crimes de guerra na qual membros eram alistados para serem guardas de campos de concentração.

Uma das pessoas questiona se aquilo não seria apologia ao nazismo, e o homem responde fazendo referência à 'raça ariana', conceito disseminado pelo Nazismo de que povos nórdicos e germânicos eram superiores a negros, amarelos e semitas, e que serviu de base para a política de extermínio de judeus e de outros povos 'não-arianos'.

Ao JTNEWS, a Polícia Civil, por meio de sua assessoria informou que não foi formalizada uma denúncia de ameaça e que a conduta de fazer apologia ao nazismo ainda não é ‘fato típico’.

“Até onde consultei não foi formalizada denúncia de ameaça. A conduta de fazer apologia ao nazismo ainda não é fato típico. Dessa forma a polícia só pode atuar pelo crime de ameaça, que requer representação criminal e, até agora, não houve. Ademais não se sabe se o vídeo foi gravado no Piauí”, disse.

Procurado pelo JTNEWS, o delegado Francisco Sebastião Coutinho Escórcio, da Delegacia dos Direitos Humanos, ressaltou que será aberta uma investigação para apurar os fatos.

Entende-se que a postura como a que foi praticada por tal jovem [do vídeo] e teve grande repercussão nas mídias sociais em Teresina ficando impune, contirbui indiscutivelmente para incentivar a proliferação da própria intolerância entre as pessoas, pois o indivíduo que manifesta-se daquela forma, inclusive, ameaçano pessoas de faca na mão já é fato suficiente para que não saia por aí comemorando a impunidade, é assim que esse tipo de ilícito insuportável transforma-se em crimes graves, o que não é raro atualmente no Brasil.

Apologia ao Nazismo

Recentemente, o grave episódio envolvendo o ex-apresentador do podcast Flow Monark suscitou um amplo debate público sobre muitas camadas que constituem um problema concreto e grave em termos sociais e políticos.

Foto: Reprodução/YoutubeMonark
Monark acusado de 'apologia ao Nazismo'

Monark, nome artístico de Bruno Aiub, disse em episódio do Flow Podcast que foi ao ar na no dia 7 de fevereiro que deveria “existir um partido nazista legalizado no Brasil”. A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu apuração sobre suposto crime de apologia ao nazismo cometido pelo ex-apresentador do Flow Podcast.

Nazismo

O nazismo é uma doutrina supremacista que carrega em seu cerne a ideia de existência de raças humanas e uma escala hierárquica entre elas. Prega a inferiorização e dizimação de determinados grupos sociais. O nazismo é, na forma, na prática e no conteúdo exatamente aquilo que suas experiências históricas realizaram.

O nazismo foi um movimento político, liderado por Adolf Hitler, que se desenvolveu na Alemanha na década de 1920. É caracterizado pelo racismo, o antissemitismo e a eugenia.

Associado ao antissemitismo, estava a noção racista e eugenista da superioridade do homem branco germânico, ou da raça ariana, e a construção de um “espaço vital” para que essa raça construísse seu império mundial. Esse espaço vital compreendia vastas regiões do continente europeu, que segundo os planos de Hitler deveriam ser invadidas e conquistadas pelos germânicos, já que a raça estava incumbida, por conta de sua superioridade, de se tornar “senhora” sobre os outros povos.

Defender o Nazismo não é liberdade de expressão, declara Rodrigo Pacheco

Na última quarta-feira (09/02), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que defender o Nazismo é crime e não pode ser considerado uma manifestação da liberdade de expressão.

Foto: Cristiano Mariz / Agência O GloboRodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco afirma que defender o Nazismo constitui crime

“É lamentável que, em pleno século 21, ainda existe quem defenda que se tolere a disseminação de ideias que admitam a existência de regimes que pregam o genocídio de grupos populacionais, por quaisquer motivos”, declarou Pacheco.

Clique AQUI e confira o projeto de lei do Senado Federal para tipificar a apologia ao Nazismo como crime.

Fonte: JTNEWS

Comentários