Johnson fala sobre o Brexit: ‘É a porta para nova era'

Britânicos comemoram nas ruas o começo do período de transição; A aliança durou que durou 47 anos chegou ao fim

O Reino Unido deixou a União Europeia às 20h dessa sexta-feira (31), horário de Brasília. Uma hora antes da saída, o primeiro-ministro Boris Johnson afirmou em pronunciamento: “Não é o fim, mas um começo”.

Os países que integram o Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia) esperaram quase quatro anos para encerrar um casamento com a UE que durou 47 anos –ação votada em plebiscito em junho de 2016.

Foto: DivulgaçãoBoris Johnson
Boris Johnson

“É um momento real de renovação e mudança. É a porta para uma nova era“, afirmou Johnson. O primeiro-ministro disse ainda que, a partir do Brexit, o Reino Unido vai começar a crescer em algumas áreas como educação e segurança. Afirmou ainda que o Reino Unido não se encaixava mais no bloco europeu, mas que espera uma relação amigável com a UE.

Já na sexta-feira, as bandeiras do Reino Unido foram retiradas de órgãos da UE. O país também perdeu, automaticamente, o direito a voto no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia.

Frente à consumação do Brexit, os britânicos saíram às ruas para comemorar. Grande parte se concentrou na Parliament Square, em Londres, onde as pessoas cantaram o hino e ergueram as bandeiras do Reino Unido e da Inglaterra.

Período de transição

Essa fase durará até 31 de dezembro de 2020. Durante esse período, Reino Unido e UE resolverão detalhes do divórcio como: regras para a circulação de pessoas, comércio, tarifas de importação e livre comércio. Caso as partes não resolvam as pendências até o prazo, a saída será sem acordo –a menos que Boris Johnson peça uma extensão do prazo.

Durante o período de transição, o Reino Unido continua contribuindo com o orçamento da UE e sujeito a decisões da Corte Europeia de Justiça.

Fonte: Poder360

Comentários