Jogadores são atingidos por raio durante uma partida de futebol

'Os campos de futebol são recordistas em acidentes com raios. Continuar uma partida de futebol mesmo debaixo de chuva, pode ser bastante perigoso'; diz especialista

Uma partida de futebol Universitário na Jamaica terminou com quatro jogadores hospitalizados, após serem atingidos por um raio.

O incidente aconteceu no duelo entre Wolmer's Boys 'School e o Jamaica College, no Stadium East, nessa segunda-feira (16).

Foto: DivulgaçãoPartida Jamaica

Os atletas foram atingidos aos 39 minutos do segundo tempo, durante uma tempestade, com dois profissionais de cada equipe sendo atingidos pelo raio.

O árbitro Karl Tyrell cancelou a disputa e os quatro jogadores foram assistidos, mas a condição do jogador Terrence Francis parecia mais grave.

Veja aqui o vídeo:

O que acontece com uma pessoa atingida por um raio?

Se o raio cair bem em cima da pessoa, não tem jeito, a morte é instantânea, com raras exceções.

A corrente que passa pelo corpo nesses casos é de 30 mil a 40 mil amperes, cerca de mil vezes mais forte que a corrente de um chuveiro elétrico.

“Se essa pessoa estiver nadando em uma piscina ou no mar, o perigo é ainda maior, pois a água conduz a eletricidade com mais eficiência”, diz a biofísica Alice Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Além de provocar danos irreversíveis ao sistema nervoso e ao coração, o raio literalmente torra a vítima. Mas esse tipo de acidente é raro. O mais comum é a pessoa ser atingida de forma indireta, recebendo a corrente pelo solo ou por ramificações laterais do eixo principal do raio. 

“Os campos de futebol são recordistas em acidentes com raios”, diz o engenheiro Osmar Pinto Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para se proteger, o ideal é estar sempre calçado e buscar rapidamente abrigo em algum lugar fechado durante uma tempestade. Continuar uma partida de futebol mesmo debaixo de chuva, como se vê, pode ser bastante perigoso.

Fonte: JTNews com informações Portal Super Interessante

Comentários