Janela partidária: saiba quais deputados vão mudar de partido no Piauí

O deputado que trocar de sigla fora desse período poderá perder o mandato, a não ser que consiga na Justiça Eleitoral autorização para essa mudança

Inicia nesta quinta-feira (03/03), a abertura da janela partidária para os parlamentares que pretendem mudar de partido a fim de disputar reeleição, prazo esse que seguirá até 1º de abril. Ao todo, dos 30 parlamentares da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), 13 irão mudar de partido. Além desses, outros 3 deputados federais também mudarão de sigla partidária.

Foto: Malu Costa/JTNewsAssembleia Legislativa do Piauí (Alepi)
Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Essa regra só vale para as eleições proporcionais, não abrangendo as majoritárias, que incluem a escolha de governador, vice e senadores. Da bancada da Alepi, vão mudar de partido os deputados Fábio Xavier; Carlos Augusto; Dr. Hélio; Janainna Marques; Nerinho; Georgiano Neto; Hélio Isaías; Marden Menezes; Gustavo Neiva; Oliveira Neto; Teresa Britto; Firmino Paulo; Flávio Nogueira Júnior e Elisângela Moura.

O deputado que trocar de sigla fora desse período poderá perder o mandato, a não ser que consiga na Justiça Eleitoral autorização para essa mudança. Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente.

MDB terá 10 deputados na Alepi

Diferentemente da modalidade de federação, que envolve negociações com os diretórios nacionais, o MDB e PSD, orientados pelo governador Wellington Dias, especularam a possibilidade de fusão entre as siglas, sem necessitar da federação, com isso o MDB vai ficar com 10 deputados

Siglas atuais dos deputados e seus novos partidos

Deputados estaduais

- Fábio Xavier, do PL pelo o MDB

- Carlos Augusto, PL - MDB

- Dr. Hélio, PL - MDB

- Janainna Marques , PTB - PT

- Nerinho, PTB - PSB

- Georgiano Neto, PSD - MDB

- Hélio Isaías, PP - PSB

- Marden Menezes, PSDB - PP

- Gustavo Neiva, PSB - PP

- Oliveira Neto, Cidadania - PT

- Teresa Britto, PV - PP

- Flávio Nogueira Júnior, PDT - Republicanos

- Elisângela Moura, PCdoB - PT

- Firmino Paulo, PP - PT

Deputados federais

- Fábio Abreu, troca o PL pelo PSD

- Marina Santos, PL - Republicanos

- Marcos Aurélio, MDB - PSD

- Flávio Nogueira, PDT - Republicanos

Fonte: JTNEWS

Comentários