Jair Bolsonaro vai à Base Aérea de Brasília e participa da solenidade pelo Dia do Aviador

Senadores lembram neste dia 23 de outubro o Dia do Aviador e da Aeronáutica; parlamentares registraram que nesta data também é celebrada o dia dos profissionais que pilotam aviões comerciais

Nesta sexta-feira (23) os senadores se manifestaram nas redes sociais para destacar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado anualmente em 23 de outubro. Essa data foi escolhida em homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, considerado o “pai da aviação” e patrono da Aeronáutica, que em 23 de outubro de 1906 realizou o primeiro voo da história, na França, a bordo do 14-Bis.

Foto: Agência Força Aérea/Sgt Johnson23 de outubro: Dia do Aviador e da Aeronáutica
23 de outubro: Dia do Aviador e da Aeronáutica

Ao registrar sua homenagem, o senador Telmário Mota (Pros-RR) lembrou que a data também celebra os profissionais que pilotam aviões comerciais, de transporte ou privados. “As pessoas que, assim como Santos Dumont, o pai da aviação, se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX. Parabéns a todos pelo amor à pátria e à profissão”, publicou ele.

Foto: Isac Nóbrega/PRAeronáutica apresenta oficialmente o Caça Gripen, adquirido na Suécia
Aeronáutica apresenta oficialmente o Caça Gripen, adquirido na Suécia

Os senadores Romário (Podemos-RJ) e Marcio Bittar (MDB-AC) parabenizaram os profissionais da aviação e o trabalho da Força Aérea Brasileira. “O céu não era o limite, era apenas o começo. Meus parabéns a todos esses profissionais admiráveis”, publicou Romário.

Os 114 anos do primeiro voo realizado por Santos Dumont também foram lembrados por Álvaro Dias (Podemos-PR): “Parabéns aos aviadores brasileiros. Parabéns à nossa Força Aérea”.

Apresentação de novos caças F-39E

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (23) das comemorações ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados nesse 23 de outubro. Durante o evento, realizado na Base Aérea de Brasília, a FAB apresentou oficialmente a primeira unidade do caça F-39 Gripen, aeronave produzida pela empresa sueca Saab e que terá a tecnologia transferida para o Brasil.

Foto: Isac Nóbrega/PRBolsonaro comparece à Base Aérea de Brasília hoje no Dia do Aviador e da Aeronáutica
Bolsonaro comparece à Base Aérea de Brasília hoje no Dia do Aviador e da Aeronáutica

Para Bolsonaro, 2020 será um ano marcante para a FAB, com a incorporação do novo caça. “Fomos capazes de colocar no ar dois vetores que podem transformar de forma irreversível nossa operacionalidade, nossa capacidade logística e de afirmar nossa superioridade nos 22 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo, indispensáveis à nossa soberania”, disse, lembrando ainda a incorporação da aeronave militar de carga KC-390, no ano passado, fabricada no país em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Foto: Isac Nóbrega/PRSolenidade na Base Aérea de Brasília pelo Dia do Aviador
Solenidade na Base Aérea de Brasília pelo Dia do Aviador

Em comemoração ao Dia do Aviador, o Comando da Aeronáutica apresentou nesta sexta-feira (23) os novos caças multimissão F-39E Gripen, importados da Suécia — como parte de um acordo de transferência de tecnologia militar. A apresentação aconteceu na Base Aérea de Brasília.

Durante a celebração, o senador Jorginho Mello (PL-SC) foi um dos homenageados pelo presidente Jair Bolsonaro com a Ordem do Mérito Aeronáutico.

“Estou me sentindo muito honrado em receber a Ordem do Mérito Aeronáutico pelos serviços prestados ao Brasil. Orgulho em representar Santa Catarina nesta homenagem”, registrou o senador em seu perfil no Twitter.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Senado

Comentários