Jaicós, o cerne da política do Piauí; por Ivo Farias de Oliveira

No período imperial, de 1823 a 1889, a Vila Jaicós despontou sendo o centro das decisões políticas da província do Piauí

O território de Jaicós, desde o período colonial, sempre foi considerado o cerne das decisões políticas do Piauí, devido ser geograficamente próximo às principais praças de movimentações do nordeste, como Fortaleza, Salvador, Recife, São Luiz e outros. Além de possuir chapadas doces e férteis para lavouras e pastos.

Foto: Reprodução/WhatsappO jornalista e historiador Ivo Farias de Oliveira
O jornalista e historiador Ivo Farias de Oliveira

Nesse período colonial, Jaicós já era centro de educação indígena, e de religião, ganhou terras para aldear os indígenas, porque outras aldeias não ameaçavam a nossa paz. Em 1723, Jaicós já louvava a Virgem das Mercê, nossa excelsa padroeira, onde pelos jesuítas os indígenas eram catequizados.

No período imperial, de 1823 a 1889, a Vila Jaicós despontou sendo o centro das decisões políticas da província do Piauí, através dos jaicoenses que sempre estavam disposto a defender o desenvolvimento do Piauí e da região. 

O padre Marcos de Araújo Costa, precursor da educação no Piauí e construtor das melhores edificações de Jaicós na época, fez parte do primeiro conselho provincial do governo do Piauí, em agosto de 1834, ascendendo a chama de Jaicós nas decisões políticas. Marcos de Araújo Costa, nascido nas Paulistas pertencente a Jaicós, hoje cidade de Paulistana, era primo do Brigadeiro Manoel de Sousa Martins, primeiro presidente provinciano do Piauí.

Devido aos marcos históricos dos nossos ilustres filhos, de levantar a bandeira de Jaicós na participação ativa na política do Piauí, como aqui cito: o Padre Marcos de Araújo Costa, que foi deputado provinciano na legislatura de 1835 a 1837; o deputado Arnaldo José de Carvalho, que em 1849 representou a cidade de Jaicós com sua participação ativa; o deputado Padre Claro Mendes de Carvalho, no ano de 1888 a 1889, já no final do período imperial estava nos representando; o deputado Aristides Mendes de Carvalho; ainda neste perído tivemos o deputado Raimundo José de Carvalho Sousa, (coronel Mundico, considerado um grande amigo de Dom Pedro Segundo).

Mesmo com a queda do Império brasileiro em 1889, a bandeira da Terra do Galo continuou erguida no período republicano através do deputado Constâncio Carvalho, de 1928 a 1930.

Os filhos de Jaicós continuaram a representar o Piauí na Assembleia na República nova. Após a ditadura Getulista, Jaicós teve os deputados Humberto Reis da Silviera, com vários mandatos, Cícero Rodrigues da Luz (1947) e Alberto Bessa Luz, também com vários mandatos.

Em 1986, tivemos no Senado o jornalista e escritor Alvaro Pacheco, um jaicoense por nascimento que como suplente do senador Hugo Napoleão, assumiu o Senado Federal.

Nos dias atuais precisamos resgatar a nossa representatividade na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, com nomes que possam assegurar a nossa histórica tradição política, e promover o crescimento e desenvolvimento, com trabalho, amor e dedicação ao nosso Piauí, e em especial a nossa Jaicós.

*Ivo Farias de Oliveira é jornalista, historiador, e pesquisa cronologia histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI).

Fonte: JTNEWS

Comentários