Iniciadas matrículas do novo Curso de Formação Inicial à Polícia Penal nesta segunda-feira (07)

A convocação dos aprovados remanescentes do último concurso público de Agente Penitenciário foi feita na última quarta-feira (02/02)

Iniciou nesta segunda-feira (07/02), o período de matrículas do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí (CFI-PP/PI-2022), que seguem até o dia 11 de fevereiro. Até o momento a procura tem sido significativa, em torno de 20 inscrições foram efetivadas, de um total de 65 convocados.

Foto: Thanandro Fabrício/JTNEWSSecretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, que comemora o aúncio do novo CFI da Polícia Penal
Secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson

A convocação dos aprovados remanescentes do último concurso público de Agente Penitenciário foi feita na última quarta-feira (02/02), pelo secretário de Justiça, Carlos Edilson, e o diretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (Acadepen-PI), Jacinto Teles.

As matrículas podem ser feitas de 8h às 12 horas na sede da Academia de Polícia Penal (ACADEPEN/PI) na Rua Barroso, 732/Centro-norte de Teresina.

Ao JTNEWS, o policial penal Itamar Burlamaqui Cavalcante, Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acadepen-PI, ressaltou que o Curso de Formação Inicial à Polícia Penal irá capacitar cada um dos discentes ao exercício do cargo de Policial Penal do Estado do Piauí e destacou a alegria e a ansiedade para o treinamento por parte dos alunos já matriculados.

Foto: Divulgação/ACADEPOLItamar Burlamaqui, representante da Polícia Penal, e o delegado Adolpho Henrique, diretor da ACADEPOL
Itamar Burlamaqui, representante da Polícia Penal, e o delegado Adolpho Henrique, diretor da ACADEPOL durante II curso de combate velado da Polícia Penal do Piauí

"O que se pode perceber é alegria, satisfação e ansiedade dos discentes do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal. Alegres por serem chamados para a última etapa antes da nomeação. Satisfação em rever os colegas de concurso, e ansiosos para o treinamento que os capacitará para exercerem as atividades inerentes e indelegáveis ao exercício do cargo de Policial Penal do Estado do Piauí", pontuou.

De acordo com o aluno Iago Cardoso Soares Gomes que realizou sua matrícula no Curso de Formação nesta manhã, o sentimento é de gratidão e alegria por poder, após a longa espera, ser chamado e concluir mais uma etapa, buscando o 'fortalecimento' da categoria.

"É um sentimento de alegria, de satisfação pelo fato de ser chamado após cinco anos, com muita espera, mas sempre com fé em Deus, colocando Ele na frente sempre e que tudo vai dar certo. Vamos nos formar e vamos entrar no sistema para ajudar muito mais o serviço público e fortalecer a categoria", disse.

Foto: Itamar Burlamaqui/JTNEWSAlunos matriculados no Curso de Formação, Josefran da Mota e Iago Cardoso Spares
Alunos matriculados no Curso de Formação, Josefran da Mota e Iago Cardoso Spares

O Gerente Administrativo da Acadepen-PI, Danilo Nunes, destaca que o Piauí precisa repor o quadro de servidores pois muitos já se aposentaram e outros pediram exoneração, e espera que todos os convocados para o Curso de Formação possam efetuar a sua matrícula.

"A expectativa é que todos os convocados se apresentem para o curso de formação, o Estado do Piauí tem a necessidade de repor o seu quadro de servidores, muitos policiais penais já se aposentaram, outros pediram exoneração", ressaltou.

Primeira turma de Policiais Penais no Brasil

No dia 17 de dezembro de 2020 foi realizada no auditório Serra da Capivara do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região em Teresina, a formatura da primeira turma do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal no Brasil.

Fonte: JTNEWS

Comentários