Idoso de 92 anos morre enquanto esperava por vaga em leito de UTI, em Teresina (PI)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que este foi a primeira morte na fila de espera por leitos de UTI

Um idoso de 92 anos, identificado como Francisco Xavier de Sousa, faleceu na madrugada dessa segunda-feira (22/03), enquanto esperava por uma vaga de UTI em Teresina (PI).

Foto: Arquivo Pessoal/Érica SousaFrancisco Xavier, de 92 anos
Francisco Xavier, de 92 anos

A família do idoso chegou a comprar cilindros de oxigênio e contratou médicos particulares mas o paciente não resistiu e veio a óbito. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que este foi a primeira morte na fila de espera por leitos de UTI.

Francisco Xavier havia sido diagnosticado com COVID-19 no dia 1 de março e foi atendido no Hospital Municipal da Primavera, na zona norte da capital. De acordo com a neta do idoso, Érica Sousa, o hospital estava tratando o avô com negligência.

"O hospital está com negligência médica, estão tratado meu avô muito mal e colocando sempre meu avô em último na fila de espera da UTI, porque ele tem 92 anos de idade! O médico plantonista de ontem chegou na sala várias vezes e diminuiu o oxigênio porque disse que meu avô estava só gastando oxigênio! Estão sempre colocando meu avô em último para que ele morra, ele está lutando pela vida mas o hospital não ajuda", escreveu Érica Sousa nas redes sociais.

Em nota, a FMS afirmou que Francisco Xavier foi atendido e ficou em um leito isolado. Afirmou ainda que equipe médica solicitou uma vaga de UTI para o idoso, mas que ele faleceu antes do leito ser disponibilizado.

Nessa segunda-feira (22/03), o Piauí chegou 96,3% de ocupação dos leitos de UTI, segundo o Painel Epidemiológico da COVID-19 no Estado.

Confira a nota completa da FMS:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que foi dada toda assistência necessária ao paciente Francisco Xavier de Sousa. Ele ficou em leito isolado e recebeu atendimento da equipe médica do Hospital da Primavera durante todo o tempo em que esteve na unidade. Começou usando cateter nasal e evoluiu para o uso da máscara reservatório (com oxigênio). A FMS esclarece que não houve diminuição de oxigênio para o paciente, e que ele acabou precisando de leito de UTI, a unidade hospitalar então solicitou, via regulação de leitos online, a remoção do paciente para unidade que tem UTI, pois lá na Primavera só tem leito clínico.

Infelizmente devido à alta demanda de pessoas precisando de leitos de UTI na capital, o paciente veio à óbito antes de conseguir a vaga. A fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes graves com COVID-19 chegou a 187 pessoas em Teresina neste final de semana. Hoje 100% dos leitos estão ocupados.

Fonte: JTNEWS

Comentários