Ibaneis Rocha exonera Agnaldo Curado da Secretaria de Administração Penitenciária do DF e clima é de apreensão

O novo secretário é o delegado de polícia aposentado Nugoli Costa que era o homem de "confiança" do ora exonerado; todas as nomeações no alto escalão da SEAPE são do deputado Reginaldo Sardinha do DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), exonerou nesta sexta-feira (25/5), o secretário de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE-DF), o policial civil aposentado Agnaldo Novato Curado Filho, conforme publicação no Diário Oficial do DF de hoje (25).

Foto: JTNEWSAgnaldo Novato é trocado pelo seu auxiliar mais próximo Nugoli; indicação do deputado Reginaldo Sardinha
Agnaldo Novato FIlho é trocado pelo seu auxiliar mais próximo Nugoli, por indicação do deputado Reginaldo Sardinha

As mudanças na cúpula da SEAPE acontecem sob as bênçãos diretas do deputado distrital Reginaldo Sardinha que comanda politicamente o Sistema Penitenciário do Distrito Federal.

Assume a titularidade da Pasta do Sistema Penitenciário do DF, o delegado aposentado Geraldo Luiz Nugoli Costa, e para o cargo de Chefe de Gabinete deixado por Nugoli assume a policial penal, Walkíria Garcia de Freitas, que, segundo informações passadas ao JTNEWS estava assessorando o deputado Reginaldo Sardinha.

Foto: Agência Brasil/EBCIbaneis Rocha vem a Teresina participar de convenção do MDB em apoio a Dr. Pessoa
Ibaneis Rocha faz mudanças novamente na administração penitenciária do DF sob orientação de Reginaldo Sardinha

Na mesma edição do DODF desta terça-feira, foi nomeado para o cargo de coordenador do Sistema Penitenciário do DF, o policial penal, Alexandre Jaime dos Santos Tavares Lopes, cujo cargo estava em poder do agente policial de custódia, Railson Silva Guilhon.

Diversas outras mudanças ocorreram, com certeza todas com aval do detentor do poder no Sistema Prisional distrital, o deputado Reginaldo Sardinha. Evidentemente, que, alguns são bastante ligados ao ex-diretor da DPOE, Mauro Albuquerque, um deles já havia vindo do Ceará para assumir importante cargo na estrutura da SEAPE-DF.

Foto: AntenadosDeputado Reginaldo Sardinha influencia diretamente nas mudanças da SEAPE-DF
Deputado Reginaldo Sardinha influencia diretamente nas mudanças da SEAPE-DF

Mauro Albuquerque hoje comanda a Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará, onde desempenha importante papel no combate ao crime organizado a partir do interior dos estabelecimentos penais. O deputado distrital Sardinha é colega de Mauro, pois ambos são agentes policiais de custódia do Distrito Federal [antigos agentes penitenciários].

Nos bastidores da Secretaria de Administração do DF, fonte ligada ao JTNEWS informa que o clima é de apreensão, pois temem que "privatização" com o nome bonito de 'cogestão' possa imperar no Sistema Prisional, por meio da empresa Reviver que já anda em plena sintonia com autoridades do governo distrital.

Mas, também essa mesma fonte informa que vários servidores, inclusive, parte daqueles que são ligados ao deputado Sardinha, dizem: "não acreditamos que o deputado do Sistema Prisional, Reginaldo Sardinha vai permitir tal aberração, pois até o momento, publicamente, ele tem se manifestado contra", não se sabe até quando.

Foto: Tribuna CearáLuis Mauro Albuquerque
Luis Mauro Albuquerque que tem desempenhado papel importante no Sistema Prisional; precisa melhorar as condições dos policiais penais cearenses

A Secretaria de Administração Penitenciária do DF (SEAPE) já demonstrou nítida intenção de fazer a tal cogestão no Sistema Penitenciário do Distrito Federal, várias visitas técnicas foram realizadas tendo como pano de fundo essa justificativa.

O poder público ao invés de investir nos Policiais Penais, dando-lhes condições de trabalho e recursos financeiros, preferem, irrefutavelmente, com interesses muitas vezes impublicáveis, insistirem nessas empresas que vivem de "vender boas intenções" para o Sistema Prisional. Isso é fato!

Sem falar que tais empresas escolhem o perfil de cada preso para fazer parte dos seus "mirabolantes" projetos, além de ser a preço de ouro, que, se o GAECO do Ministério Público quiser investigar vai ver interesses nada republicanos nessa farsa de fábrica de soluções para o Sistema Penitenciário.

Fica uma indagação do JTNEWS: a quem interessa no DF a procrastinação da regulamentação da Polícia Penal?

O espaço está à disposição de quem desejar manifestar-se.

Confira aqui todas as mudanças no DODF. 

Fonte: JTNEWS

Comentários