Ibaneis afirma que DF já possui imunidade de rebanho contra a COVID-19

Por esse motivo, o governador do Distrito Federal afirma que é possível reduzir a quantidade de leitos disponíveis para pacientes com COVID-19

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse nessa sexta-feira (25) que a capital federal já possui imunidade de rebanho contra a COVID-19. Por isso, segundo ele, é possível reduzir a quantidade de leitos disponíveis para pacientes com COVID-19.

Foto: Agência Brasil/EBCIbaneis Rocha vem a Teresina participar de convenção do MDB em apoio a Dr. Pessoa
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

“Dizem os estudiosos que, para cada caso que você tem de COVID, você tem outros dez que não foram detectados. Isso nos coloca hoje em torno de mais de um milhão de pessoas que tiveram contato com a doença. Então, temos o que se chama imunidade rebanho, o que não nos deixa numa condição de relaxar nas medidas de proteção, mas que já faz com que a rede de saúde passe a sentir muito menos”, afirmou.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a taxa atual de ocupação de leitos é de 58,26%. Foram disponibilizadas 643 unidades, das quais 314 estão ocupadas. Até a última atualização do Ministério da Saúde, o Distrito Federal registrava 187.895 casos e 3.175 mortes por causa do novo Coronavírus.

Ibaneis defendeu que a prioridade do governo agora é “atender a todos aqueles que ficaram prejudicados por conta da mobilização que foi feita através da COVID-19”. 

“Temos que começar nos nossos hospitais a atender pessoas que ficaram sem atendimento no período da pandemia, colocando (os pacientes com COVID) para serem atendidos nos hospitais de campanha e regularizar toda fila de cirurgias que ficou parada, principalmente as cirurgias eletivas e de pequeno porte”, disse o governador.

Fonte: Poder360

Comentários