HUT em Teresina articula gabinete de crise para otimizar atendimento a pacientes COVID-19

"Ao ampliar a capacidade do hospital para receber pacientes infectados, temos que pensar em ações organizadas e integradas de enfrentamento à COVID-19" afirmou Rodrigo Martins

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vai montar um gabinete de crise para otimizar o atendimento a pacientes com Covid-19. A ação está sendo articulada dentro do Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês.

Foto: FMSHUT registra aumento de 34% nos acidentes envolvendo motocicleta e 33% nas agressões físicas
Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

Uma equipe multidisciplinar do HUT participou de videoconferência com membros do complexo hospitalar brasileiro sediado em São Paulo.

Na pauta, a articulação de um plano de resposta hospitalar contra o Novo Coronavírus, que contempla a implantação de um gabinete de crise.

“Ao ampliar a capacidade do hospital para receber pacientes infectados, temos que pensar em ações organizadas e integradas de enfrentamento à COVID-19. Essa é a função do nosso gabinete de crise, composto por representantes de setores, que se articula para receber uma demanda maior de pessoas com a doença nos próximos dias”, explica o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins.

O HUT tem preparado sua estrutura física para entregar 48 leitos de UTIs exclusivas para pacientes diagnosticados com a COVI-19. Deste total, 18 unidades já estão prontas para receber casos positivos da doença.

O Lean nas Emergências é uma modalidade de gestão desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) que busca otimizar atendimentos em hospitais brasileiros, evitar desperdícios e superlotação de leitos de unidades de saúde públicas e filantrópicas, além de capacitar suas equipes.

O HUT foi um dos hospitais selecionados e no triênio 2018/2020 para receber intervenções de profissionais do Hospital Sírio-Libanês. 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários