Hospital de campanha em Guarulhos terá triagem com drive thru

Estrutura será exclusiva para atendimento de pacientes com coronavírus

A prefeitura de Guarulhos organiza um hospital de campanha para pacientes infectados pela covid-19, que será inaugurado às 15h desta sexta-feira (27). A unidade está sendo levantada ao lado do Clube Parque Cecap, próximo ao Aeroporto Internacional de São Paulo e às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Com 5 mil metros quadrados de área total e 2 mil de área construída, a estrutura contará com 70 leitos, respiradores mecânicos e aparelhos de tomografia computadorizada e ultrassom. 

Foto: Márcio Lino/Prefeitura de GuarulhosAo todo, serão montados dez leitos de emergência, para oferecer atendimento 24h aos casos mais graves.
Prefeitura de Guarulhos cria hospital de campanha para centralizar casos de Covid-19

Ao todo, serão montados dez leitos de emergência, para oferecer atendimento 24h aos casos mais graves. Além de tendas erguidas para acomodar pacientes e profissionais de saúde, haverá no local um estacionamento reservado para ônibus e ambulâncias.

Operando com uma lógica de prevenção, o ponto de atendimento, batizado de Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), ficará disponível para receber qualquer pessoa que tiver suspeita de covid-19, no período de 7h às 19h. Quem chegar ao local de carro fará a triagem em esquema de drive thru, sem precisar sair do automóvel. 

Conforme explica o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, ao criar o espaço, a proposta é de centralizar as ocorrências para que se tenha mais controle quanto aos registros e se possa evitar que o contágio se alastre na região.

Foto: Márcio Lino/Prefeitura de GuarulhosAo todo, serão montados dez leitos de emergência, para oferecer atendimento 24h aos casos mais graves.
Ao todo, serão montados dez leitos de emergência, para oferecer atendimento 24h aos casos mais graves.

"A ideia desse hospital, desse Centro de Combate, é fazer com que as pessoas saiam das outras Unidades Básicas de Saúde, saiam de outras unidades de saúde e venham direto a esse local, que é específico, aquelas com sintomas de coronavírus. Porque a pessoa que pode ter alguma coisa pode contaminar alguém em uma UBS. E, aí, o fator de contaminação acaba sendo exponencial".

 Pondera, complementando que as equipes das UBS não irão se recusar a prestar atendimento a pacientes com sintomas de covid-19, mas que o ideal é que estes se dirijam ao hospital de campanha.

"Amanhã a gente consegue inaugurar a parte de triagem, tanto o drive thru, tanto o normal [para pedestres], e, no meio da semana que vem, a parte mais complexa do hospital, que são os 70 leitos, a ala vermelha e o tomógrafo", concluiu.

A prefeitura de Guarulhos tem anunciado, ao longo dos últimos dias, diversas medidas para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O município passará a realizar, por exemplo, a desinfecção de pontos de ônibus e de vias de grande movimento e também lançou uma central telefônica para esclarecer dúvidas sobre a doença.

A central está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo número (11) 2475-8661.

# TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS

Fonte: Agência Brasil

Comentários