Homem de 56 anos morre por raiva humana após mordida de sagui em Piripiri - PI
O Piauí não tinha registros da doença há mais de uma década.Um homem de 56 anos, residente na zona rural de Piripiri, a 166 km de Teresina, faleceu na última terça-feira (27) devido a complicações da raiva humana. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou o caso, destacando que o estado não tinha registros da doença há mais de uma década. O homem foi mordido por um sagui em 15 de julho e, posteriormente, apresentou os primeiros sintomas, incluindo vômitos, salivação excessiva e desmaios, no início de agosto.
Inicialmente, ele não buscou atendimento médico imediato, sendo internado somente no dia 12 de agosto no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, e depois transferido para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina. Infelizmente, o paciente não resistiu à infecção, causada pelo vírus da raiva, que resultou em encefalite, uma inflamação grave do cérebro.
A Sesapi informou que o último surto de raiva humana no Piauí ocorreu em 2013, nas cidades de Parnaíba e Pio IX. O órgão ressaltou a importância de um acompanhamento detalhado do caso, orientando as autoridades locais a investigarem as circunstâncias em que o homem foi mordido e a conscientizarem a população sobre os riscos da doença.
A raiva é uma doença infecciosa viral que afeta mamíferos, incluindo humanos, e é quase sempre fatal após o aparecimento dos sintomas. A transmissão se dá principalmente pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de mordidas, arranhaduras ou lambeduras. A Sesapi reforça a importância de buscar atendimento médico imediato em caso de contato com animais selvagens ou desconhecidos para prevenir o avanço da doença.
Fonte: JTNEWS com informações da SESAPI
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Geral
Comércio de Teresina terá funcionamento especial no domingo (21); confira
-
Geral
Quem é o filho do “Careca do INSS” preso em megaoperação da PF
-
Geral
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
-
Esportes
Fifa aprova aumento de 50% na premiação para a Copa do Mundo de 2026
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Política
TCE-PI analisa suspeita de “grupo econômico oculto” em contratos da Prefeitura de Parnaíba
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade