HGV em Teresina registra queda no número de pacientes com COVID-19

Os dados mostram uma redução de casos graves que necessitam de serviços de alta complexidade

O Piauí está entre os sete estados com redução nas mortes por Covid-19. O índice de diminuição é de -26%, segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de saúde, que no Piauí, são compilados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Foto: Governo do Piauío Hospital Getúlio Vargas (HGV), maior referência para o tratamento de pacientes graves, segue a média estadual
o Hospital Getúlio Vargas (HGV), maior referência para o tratamento de pacientes graves, segue a média estadual

Na segunda-feira (20), os leitos com respiradores, que contabilizam um total de 519, apresentaram uma ocupação de 59,92%, sendo que no dia 14 de julho esse percentual era de 62,30%.

Em Teresina, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), maior referência para o tratamento de pacientes graves, segue a média estadual. No HGV, eram 35 pacientes nos leitos de UTI no dia seis de julho, continuou com 35 no dia 18, e agora são 28, de acordo com o boletim dessa quinta-feira (23).

Já os leitos clínicos para COVID-19 contavam com 17 pessoas no dia seis deste mês, depois aumentaram para 18 no dia oito, e agora são 13. Os números totais, contabilizando leitos de UTI e clínicos, no período observado são: 52, 53, 41.

Segundo o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, está havendo uma variação na ocupação dos leitos, especialmente dos clínicos, pelo fato do Getúlio Vargas estar recebendo mais pacientes transferidos do interior.

“Houve um aumento no número de admissões na área Covid provenientes dos hospitais do interior e isso mostra um possível aumento da doença fora da capital”, comenta o gestor.

O HGV já recebeu 326 pacientes na área Covid, no período de 1 de abril a 15 de julho. Desses, 270 foram confirmados com a COVID-19 e 80 já tiveram alta por cura. Os dados são do informe epidemiológico do órgão. Atualmente, o hospital conta com 43 unidades de terapia intensiva exclusivas para tratamento da doença e 35 leitos clínicos, além dos leitos de UTI e clínicos para outras patologias.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, que administra o Hospital Getúlio Vargas, mesmo com a redução no número de pacientes internados com a COVID-19, a rede estadual deve continuar em alerta, pois está acontecendo uma interiorização da doença.

“Observamos que os índices estão em queda na capital, mas em muitas cidades do interior estão em alta, como Picos, e o HGV recebe muitas transferências, então é possível que a ocupação dos leitos ainda deve aumentar nos próximos dias”, avalia o gestor.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários