Hemopi realiza cadastro de doadores de medula óssea em 4 municípios piauienses
Entre 01 de janeiro e 10 de setembro, já foram cadastrados 939 novos doadores de medula óssea no Piauí.O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) volta ao interior do Piauí em busca de novos doadores voluntários de medula óssea. O Hemopi estará nos dias 14 e 15 de setembro, nas cidades de Barras, Esperantina, Cabeceiras e Boa Hora. O Dia Mundial do Doador Voluntário de Medula Óssea, é comemorado no terceiro sábado de setembro.

Em algumas situações, o transplante é a única, ou principal chance de cura para pacientes com doenças como a leucemia, por exemplo. No Brasil, estima-se que as chances de compatibilidade sejam de 1 para 100 mil, por isso o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome é tão importante.
O candidato precisa apresentar um documento oficial com foto, preencher uma ficha com dados pessoais e coletar uma amostra de sangue para o exame de tipagem HLA. “É através dessa amostra que as informações genéticas são inseridas no Redome e passam a ser cruzadas com as informações dos pacientes que estão na fila de espera”, reforça Vinício Marques.
Para se tornar um doador voluntário de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, sendo que o doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade.
O doador precisa apresentar documento de identificação oficial com foto; estar em bom estado geral de saúde; não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. A lista das doenças impeditivas pode ser conferida através deste endereço eletrônico.
Entre 01 de janeiro e 10 de setembro, já foram cadastrados 939 novos doadores de medula óssea no estado. Até dezembro o Hemopi deve percorrer mais cidades do interior do Piauí e continuar com as ações na capital.
O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 90% dos transplantes no país. Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão, seja de doador vivo ou não, ainda é grande.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste acontece sábado (09)
-
Piauí Vendedora é esfaqueada por ex-marido no bairro Parque Piauí
-
Piauí Polícia Civil realiza prisões pelos crimes de homicídio qualificado e estupro de vulnerável
-
Piauí Idosa de 65 anos é estuprada por dois jovens em Alegrete do Piauí
-
Justiça Ministério da Justiça já prepara indulto natalino a ser assinado por Lula
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Eventos Morre em Fortaleza (CE) aos 97 anos, Pe. Pedro Maione; ele foi 1º pároco do Cristo Rei e fundou o Museu Dom Avelar
-
Justiça TSE aprova lista tríplice com nome de Fábio Viana para vaga de juiz substituto no TRE-PI
-
Segurança Pública Há 4 anos nascia a Polícia Penal no texto da Constituição Federal; AGEPEN-PI reivindica sua regulamentação no Piauí
-
Piauí Mulher é encontrada morta em piscina dentro do condomínio Terras Alphaville
-
Piauí Natural de Jaicós, empresário Lourisvaldo Carvalho morre aos 59 anos