Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora

A retomada da ofensiva ocorre um dia após reunião em Belarus entre autoridades russas e ucranianas terminar sem acordo a respeito de um cessar-fogo

O sexto dia da guerra da Rússia contra a Ucrânia começou com a intensificação dos ataques das tropas russas a diversas regiões ainda controladas pelos ucranianos. A retomada da ofensiva ocorre um dia após reunião em Belarus entre autoridades russas e ucranianas terminar sem acordo a respeito de um cessar-fogo.

Foto: Reprodução/CNN BrasilExplosão é vista na capital ucraniana de Kiev nesta quinta-feira, 24 de fevereiro
Explosão é vista na capital ucraniana de Kiev

Durante a madrugada e o início da manhã (noite e madrugada, no horário de Brasília), Kiev voltou a acionar as sirenes de emergência várias vezes para fazer alerta de bombardeios e orientou que a população permanecesse em abrigos. O mesmo ocorreu em cidades como Rivne, Ternopil, Vinnytsia e Volyn.

Na região próxima à capital, uma maternidade foi atingida pelas forças lideradas pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. O hospital está situado no vilarejo de Buzova, na rodovia Zhytomyr, onde ocorrem fortes combates, mas não houve relatos de feridos.

Na cidade de Okhtyrka, localizada a cerca de 75 quilômetros de Sumy, um ataque a uma base militar deixou ao menos 70 soldados ucranianos mortos. Em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, o cenário é de caos devido aos intensos combates.

Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia

- Diversas delegações boicotaram hoje (01/03) o discurso do chanceler russo Serguei Lavrov na ONU (Organização das Nações Unidas), deixando a sala praticamente vazia. A delegação brasileira permaneceu no local.

- A Ucrânia deve receber por terra os caças cedidos pela União Europeia para o combate contra a Rússia. As aeronaves vão entrar em território ucraniano por meio de fronteiras com Polônia, Hungria ou Eslováquia ou Romênia.

- Apesar da resistência ucraniana e das sanções, a Rússia não mudou sua estratégia de conquistar Kiev. Para analistas, Putin se aproveita do fato de a Otan não poder enfrentar a Rússia diretamente.

- O prédio do governo de Kharkiv foi bombardeado por forças russas. Segundo o governo local, seis pessoas ficaram feridas no ataque, incluindo uma criança.

- O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que a capital da Ucrânia está sob ataque "ininterrupto" das tropas da Rússia. "Nós ouvimos explosões a cada hora durante a noite passada", afirmou.

- Jornais britânicos destacam a morte de crianças em suas capas. Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde da Ucrânia, 352 pessoas morreram, sendo 16 crianças.

- A Hyundai vai interromper a produção de veículos na fábrica de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia. O motivo é a falta de fornecimento de materiais para a montagem dos carros.

Comentários