Guedes diz que não apoia eventual tentativa de furar o teto de gastos
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também defendeu o equilíbrio fiscal e disse que os investimentos devem vir do corte de despesas públicasO ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nessa terça-feira (11) que não apoia eventuais medidas para furar o teto de gastos do governo, limite estabelecido na Constituição em 2016 para impedir o aumento de despesas no Orçamento que será elaborado para o ano seguinte. A declaração do ministro foi feita após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Guedes reafirmou que não há apoio para uma eventual tentativa de furar o teto de gastos do governo para garantir investimentos públicos no país. “Não haverá nenhum apoio do ministério da Economia a fura-tetos. Se tiver ministro fura-teto, eu vou brigar com ministro fura-teto”, disse.
O ministro também afirmou que o país foi obrigado a gastar mais recursos com saúde neste ano devido à pandemia da COVID-19, mas que o padrão de gastos não pode ser mantido em 2021.
“Se nós tentamos ano seguinte seguindo com o padrão de gastos, nós vamos para o caos. Os conselheiros do presidente [Bolsonaro] que estão aconselhando a pular a cerca e furar-teto vão levar o presidente para uma zona de incerteza, para uma zona sombria, zona de impeachment, zona de irresponsabilidade fiscal, e o presidente sabe disso. O presidente tem nos apoiado”, afirmou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também defendeu o equilíbrio fiscal e disse que os investimentos devem vir do corte de despesas públicas.
“Nossa decisão de estar aqui falando em conjunto é para mostrar para a sociedade brasileira, para o governo brasileiro, para o Legislativo brasileiro que nós queremos encontrar caminhos para melhorar a qualidade do gasto público, mas não será furando o teto de gastos. Não há jeitinho para resolver os problemas de gasto público no Brasil. Só tem um jeito, é reformar o Estado brasileiro”, disse Maia.
Fonte: Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Lula fará reunião de emergência com ministros divididos sobre ação no Rio
-
Política
Prefeitura de Teresina solicita à Câmara autorização para operação de crédito de R$ 435 milhões
-
Segurança Pública
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação no Rio
-
Segurança Pública
Homem de 43 anos morre carbonizado dentro de carro em Ipiranga do Piauí
-
Geral
Mototaxista fica gravemente ferido após acidente com carro na Avenida Miguel Rosa
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
“Minha atuação foi técnica e independente”, afirma advogada Ívilla Araújo após declarações de Sílvio Mendes
-
Geral
Empresário do agro pagou R$ 26 milhões para comprar sentença, suspeita PF
-
Geral
Operação Vice-Cônsul: advogados são transferidos para presídio em Altos
-
Segurança Pública
Jovem é morto a tiros na frente da filha de 3 anos na zona rural de Luís Correia
-
Política
Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026