Guarda Municipal dá início à operação Parada Segura nas estações de ônibus em Teresina

Ao todo, seis equipes da GCM vão atuar no patrulhamento preventivo e segurança das estações

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina assumiu, nesta terça-feira (24), a segurança das estações de ônibus em Teresina e deu início à operação Parada Segura com duração prevista de 90 dias. A definição ocorreu após reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o coordenador municipal de Segurança, Nixon Frota e secretários municipais. A medida visa a preservação do patrimônio público que vinha sendo alvo de vandalismo.

Foto: AscomGuarda Municipal de Teresina
Guarda Municipal de Teresina

Ao todo, seis equipes da GCM vão atuar no patrulhamento preventivo e segurança das estações.

Nixon Frota explica que foram apresentadas ao prefeito soluções de curto, médio e longo prazo, o que incluem também a realização de um concurso público.

“O prefeito Dr. Pessoa autorizou o pagamento das planejadas [compra da folga] para colocar mais efetivo na rua. A partir de hoje estamos assumindo a segurança das paradas de ônibus, o que era de responsabilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). Essa nossa atuação deve durar 90 dias, prazo que foi dado para que a Strans terceirize a estrutura dos terminais e das paradas”, explica Nixon Frota.

O coordenador municipal de Segurança conta que levou ao prefeito de Teresina a necessidade de realização de um novo concurso público para aumento do efetivo a 500 guardas municipais. A outra medida proposta é a instalação de um sistema de videomonitoramento.

“O concurso seria para, pelo menos, 50 guardas. Acredito que é possível ser feito ainda este ano”, finaliza Nixon Frota.

Fonte: JTNEWS

Comentários