GRAVE! Por que o COVID-19 se espalha exponencialmente? E o que fazer para achatar a curva

A disseminação só pode ser retardada se as pessoas praticarem o isolamento social, evitarem espaços públicos e limitarem seus movimentos

A curva exponencial de casos do Coronavírus preocupa os especialistas. Se os casos continuarem crescendo como estão, em um mês haverá cerca de cem milhões de casos de COVID-19 nos Estados Unidos. A disseminação só pode ser retardada se as pessoas praticarem o isolamento social, evitarem espaços públicos e limitarem seus movimentos.

Foto: Amanda Perobelli/ReutersViajantes, usando máscaras como medida de precaução para evitar a contração de coronavírus
Viajantes, usando máscaras como medida de precaução para evitar a contração de coronavírus

O jornal norte-americano The Washington Post criou uma situação hipotética para explicar como o surto do Coronavírus se espalha, usando gráficos interativos e uma simulação de como uma doença similar ao coronavírus se espalharia em uma cidade de 200 habitantes.

A simulação começa com apenas um contaminado, que vai espalhando o vírus até que a maior parte da população esteja doente. Mesmo com a quarentena forçada é impossível manter uma cidade inteira sem nenhum infectado, além de ser impossível manter os doentes afastados dos saudáveis.

Por isso as autoridades de saúde estão sugerindo que as pessoas evitem multidões e evitem sair de casa: se as pessoas interagirem menos, o vírus tem menos chances de se espalhar. Confira a simulação no site do jornal The Washington Post.

A Doutora em Patologia Bucal, Lara Cândido fez um vídeo explicando a simulação do Washington Post, confira:

Fonte: The Washington Post

Comentários