Governo reativa e implementa novas UTIs para COVID-19 no Piauí
A princípio, a rede em Teresina passa a contar com mais 22 leitos, sendo dez no Hospital Getúlio Vargas (HGV)A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Centro de Operações Emergenciais (COE), decidiu pela reativação e implementação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos hospitais do Piauí.

A princípio, a rede em Teresina passa a contar com mais 22 leitos, sendo dez no Hospital Getúlio Vargas (HGV); sete no Hospital Natan Portela e cinco no Hospital da Polícia Militar (HPM). Haverá ainda possibilidade de ampliação de leitos nos hospitais de Floriano e Parnaíba.
Segundo o secretário Florentino Neto, a Sesapi e o COE vão monitorar periodicamente os leitos clínicos e de UTI e será feita a ampliação de acordo com a necessidade de cada região. “Pouco a pouco, vamos nos adaptando à realidade de cada município em relação aos leitos para COVID-19.
O governador Wellington Dias está atento. Nossa missão é atender à população piauiense”, afirma o gestor. Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à COVID-19, há 414 ocupados, sendo 241 leitos clínicos, 160 UTIs e 13 leitos de estabilização.
Ao todo, foram 7.654 altas até o dia 4 de janeiro de 2021. A Sesapi estima que 140.923 pessoas já estejam recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Os casos de COVID-19 confirmados no Estado somam 144.200 distribuídos em todos os municípios piauienses. O número de óbitos pelo Novo Coronavírus chega a 2.863, sendo registrados em 201 municípios. Até agora, morreram 1.677 homens e 1.186 mulheres.
Por conta do aumento crescente de internações em UTIs, o secretário Florentino repete o apelo à sociedade para adesão às medidas de prevenção ao contágio como forma de se proteger e proteger a população como um todo. Usar máscaras, álcool em gel, manter o distanciamento e também pensar nos profissionais da saúde que atuam nos hospitais.
“Estamos há quase dez meses trabalhando sem descanso e os nossos profissionais da linha de frente têm dado o seu máximo. Vamos colaborar e salvar vidas”, pede.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina