Governo fortalece Diálogo com servidores em Inauguração da Mesa Estadual de Negociação Permanente
A Menp tem como objetivo principal buscar soluções negociadas para atender aos interesses expressos pelas diversas categorias de servidores.Na tarde desta quinta-feira (18), o Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Secretaria da Administração (Sead) e da Secretaria das Relações Sociais (Seres), deu início à Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), uma iniciativa voltada para intensificar e otimizar o diálogo entre a Administração Pública Estadual e as entidades sindicais representativas dos servidores públicos.

A Menp tem como objetivo principal buscar soluções negociadas para atender aos interesses expressos pelas diversas categorias de servidores. A primeira reunião foi conduzida pelos secretários Samuel Nascimento, da Administração, e Núbia Lopes, das Relações Sociais, contando com a participação de representantes de 46 entidades sindicais.
Dentre as pautas discutidas, destacaram-se o percentual de reajuste linear para os servidores e a implementação de uma política permanente de valorização dos profissionais que desempenham funções no serviço público. Durante a reunião, os representantes das entidades sindicais tiveram a oportunidade de expressar suas principais demandas, como reposição salarial, a realização de concursos públicos e a importância de manter um calendário regular de reuniões.
O secretário da Sead, Samuel Nascimento, enfatizou que a instalação da Menp representa um novo capítulo na relação do Estado com os servidores, destacando o compromisso do Governo do Piauí com a transparência e o diálogo contínuo. "Essa iniciativa destaca o planejamento e a transparência do Governo do Piauí, que busca o diálogo com as categorias para atender as demandas dos servidores. É um momento novo em que a gente inaugura um canal permanente de diálogo aberto direto com todas as secretarias e os servidores, para buscar a unificação de pautas que melhorem a vida do servidor".
A secretária da Seres, Núbia Lopes, ressaltou que o momento foi dedicado à escuta das entidades sindicais e à elaboração de um calendário de negociações. "Vamos estabelecer essa mesa de negociação a partir de agora, onde faremos essa escuta e estabeleceremos as próximas reuniões. Com isso, estamos dando continuidade à política estadual de participação social com a Mesa de Negociação, um dispositivo importante que mostra o compromisso do Governo do Piauí em atender as demandas dos servidores", concluiu.
Representando uma das categorias presentes, o presidente da CUT-PI, Odaly Medeiros, destacou que a iniciativa abre um canal para o movimento sindical dentro do Governo. "Essa mesa de diálogo abre as portas para uma negociação direta com o Governo, onde podemos debater nossas demandas. É o início de um diálogo permanente entre os interesses do Governo e os das classes trabalhadoras".
A Mesa de Negociação foi estabelecida por meio do decreto estadual nº 22.627/23, assinado pelo governador Rafael Fonteles, que define as diretrizes de organização e funcionamento. Além dos representantes das entidades sindicais, a Menp contará com a participação permanente de representantes da Chefia de Gabinete do Governador e das secretarias da Fazenda, Planejamento, Saúde, Educação e Segurança Pública. O documento também assegura assento permanente para os sindicatos dos servidores do Poder Executivo estadual, legalmente constituídos, com um representante titular e um suplente.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça STF entra em ação e cobra explicações sobre descontos ilegais no INSS
-
Segurança Pública Homem é preso por tráfico de drogas na zona rural de Sussuapara (PI)
-
Geral Acidente com oito carros na BR 316 em Teresina deixa três feridos
-
Segurança Pública Tiroteio deixa um homem morto e outro ferido em Demerval Lobão
-
Segurança Pública Jovem de 28 anos é morto com tiro na cabeça na cidade de Nazária
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeito de Simões tem contas bloqueadas por omissão na prestação de contas públicas
-
Geral Adolescente de 15 anos que estava desaparecida é encontrada na zona sul de Teresina
-
Geral Adolescente desaparece após sair de escola na zona norte de Teresina
-
Segurança Pública DRACO deflagra operação e cumpre 36 mandados na Grande Teresina
-
Segurança Pública Adolescente de 15 anos foi mantida em cárcere privado e estuprada, diz DHPP