Governo entregou apenas 11% dos testes rápidos de Coronavírus prometidos

Dos 46 milhões de testes prometidos, apenas 5,1 milhões chegaram à população, segundo o Ministério da Saúde

O governo federal entregou apenas 11% dos 46 milhões de testes para a Covid-19 –doença causada pelo novo coronavírus – que foram prometidos.

Foto: Josué DamacenaTestes para o Covid-19
Testes para a Covid-19

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 5,1 milhões chegaram à população. Desses 1,6 milhões são testes que usam a técnica de RT-PCR – que verifica o material genético – e 3,5 milhões são testes rápidos – que verificam se há anticorpos no corpo – que foram doados por empresas privadas.

O secretário de vigilância em saúde, Wanderson Oliveira, disse que dos 46 milhões de testes prometidos, 24,6 milhões já estão sendo adquiridos ou foram recebidos. De acordo com ele, com esses 24 milhões é possível testar 12% dos brasileiros. Oliveira não disse, no entanto, o cronograma de entrega desses testes nem a previsão de chegada dos demais.

O Ministério da Saúde visa a aumentar a testagem da população e melhorar o rastreamento da contaminação do vírus. Já realiza, em algumas cidades como Brasília e Rio de Janeiro, o teste em massa da população em esquema de drive-thru. Entenda como funciona.

A pasta também contratou o Ibope em abril para fazer outros 100 mil testes rápidos. O ministro Nelson Teich deverá orientar os pesquisadores no estudo.

Fonte: Poder360

Comentários