Governo do Piauí entrega Hospital de Campanha do Verdão e amplia atendimento

A unidade começará a receber pacientes na segunda-feira, 01 de junho. Cerca de 230 profissionais vão trabalhar no hospital

O governador Wellington Dias entregou, nesta sexta-feira (29), o Hospital de Campanha do Ginásio Verdão em Teresina. O investimento foi de R$5 milhões e a unidade ampliará a rede de saúde do Piauí para atendimento a pacientes com a COVID-19.

Foto: Roberta AlineDurante o evento, o governador agradeceu a parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Durante o evento, o governador agradeceu a parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O Hospital de Campanha do Verdão disponibilizará 103 leitos. Desses, 90 são clínicos, que atendem casos mais leves da doença e 13 de estabilização. A unidade começará a receber pacientes na segunda-feira, 01 de junho. Cerca de 230 profissionais vão trabalhar no hospital.

A estrutura será voltada ao atendimento de pacientes referenciados pela rede pública, encaminhados pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) ou prontos-socorros e que precisam de internação com cuidados de baixa e média complexidade, de forma a liberar vagas para atendimentos de maior complexidade nas unidades de saúde tradicionais.

“Chegamos ao fim de um grande desafio ou o início de um grande desafio. Quero agradecer a todos que se empenharam para que este momento pudesse ocorrer. Estamos entregando um hospital de qualidade e com toda condição de atender da melhor forma a nossa população. O governador Wellington Dias se propôs a entender essa pandemia e isso facilitou muito o nosso trabalho, bem como os esforços do secretário de Saúde Florentino Neto e toda sua equipe”, disse o diretor do Hospital de Campanha do Verdão, Jefferson Campelo.

Foto: Roberta AlineO hospital conta com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 leitos de estabilização
O hospital conta com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 leitos de estabilização

O diretor explicou ainda que, além do atendimento, a parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) proporcionará pesquisas que serão publicados no mundo inteiro, o que vai colaborar com a busca de novos tratamentos para a COVID-19.

A obra foi realizada pela Progen, empresa com experiência em construção de hospitais de campanha com montagem de estruturas modulares provisórias. A unidade será operada pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), entidade ligada à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Com a entrega do hospital, a Fadex ficará responsável também pela aquisição de medicamentos e insumos necessários ao desenvolvimento do projeto; pelas atividades de suporte técnico-científico e administrativo no que diz respeito ao gerenciamento e execução do projeto; assessoria, consultoria e funcionamento das atividades da unidade médica de campanha”, finaliza Florentino Neto.

Fonte: JTNEWS

Comentários