Governo do Piauí e Universidade de Lisboa firmam parceria para implementação do Centro de Inteligência do Estado
O início das aulas está previsto para o segundo semestre, além do curso em Governança e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Estratégias, com previsão de início para o primeiro semestre de 2025.O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e em parceria com a Escola de Governo (Egepi) da Secretaria da Administração (Sead), firmou uma parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa) para a criação do Centro de Inteligência em Planejamento Territorial. A iniciativa é da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Piauí (Cepro) da Seplan e irá proporcionar, por meio de cursos, a capacitação dos servidores estaduais. A aula inaugural foi realizada na tarde desta segunda-feira (18), no prédio da Escola Superior de Advocacia da OAB-PI.

Com isso o Governo do Estado reitera o compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o bem-estar dos cidadãos e a eficiência na prestação de serviços. A aula inaugural contou com a presença dos representantes do ISCSP, juntamente com os secretários estaduais do planejamento, Washington Bonfim, e da administração, Samuel Pontes.
Durante sua fala, Washington Bonfim, destacou a importância dessa parceria entre a instituição de ensino e o Governo do Estado. “Este é apenas o início de uma colaboração significativa, que promoverá a modernização e a eficiência do setor público. Com esta iniciativa, assumimos o compromisso de fornecer o melhor serviço público para os cidadãos do Piauí, capacitando nossos servidores para enfrentar os desafios com excelência e inovação”, declarou o secretário.
O programa de "Formação Especializada em Estratégia – Gestão por Objetivos e Avaliação de Desempenho" surge com o propósito de promover a melhoria da capacidade de gestão na administração pública e aprimorar a qualidade na prestação de produtos e serviços aos cidadãos. Isso será feito por meio de qualificações contínuas das competências dos servidores públicos e do reconhecimento de seus papéis e funções enquanto mobilizadores de recursos e pessoas.

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM Oeste) e PhD de políticas públicas no ISCSP, Paulo Simões, compartilhou com os alunos presentes o entusiasmo em relação ao curso e a parceria com o Governo do Estado. “É gratificante falar da importância dessa parceria para o desenvolvimento da administração pública do Estado do Piauí, e o papel que o futuro Centro de Inteligência de Políticas Públicas servirá como um hub para análise de dados, informação e avaliação de políticas públicas informadas e alinhadas com as necessidades das populações. Ao investir na capacitação dos servidores públicos por meio deste curso, o Estado está investindo em seu próprio futuro, garantindo uma administração pública ágil, responsiva e eficiente, e que possa servir de exemplo de excelência na administração pública mundial”, finalizou.
Dentre as qualificações do programa, será ofertada uma série de quatro cursos, cada um limitado a 30 vagas, além dos cursos de pós-graduação em Transformação Digital e Governança de Dados, e Governança Inteligente para o Desenvolvimento Local e Regional. O início das aulas está previsto para o segundo semestre, além do curso em Governança e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Estratégias, com previsão de início para o primeiro semestre de 2025.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Bradesco faz desconto sem liberar empréstimo e é condenado a indenizar cliente no Piauí
-
Segurança Pública Homem é preso suspeito de furtar comércios na zona sudeste de Teresina
-
Política Prefeito de Campo Maior (PI) é multado pelo TCE por falta de profissionais de apoio para alunos com deficiência
-
Política TCE mantém decisão contra ex-prefeito de José de Freitas e determina devolução de R$ 726 mil por uso irregular do FUNDEF
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Lagoinha do Piauí por falta de prestação de contas de 2024
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política TCE-PI aplica multa a prefeito e secretário de Amarante por má gestão da frota de veículos
-
Geral Morador do Renascença II relata dificuldades com a falta de água na zona Sudeste de Teresina
-
Geral Coronel Carlos Augusto destina R$ 300 mil para evento de games enquanto penitenciárias enfrentam crises
-
Política Ex-integrante de governo petista, Mainha se lança pré-candidato ao governo do Piauí pelo PL
-
Geral Site do IMEPI apresenta falhas e fere princípios constitucionais de publicidade dos atos públicos