Governo do Piauí discute criação do Museu do Sertão e revitalização do Cine Rex

A proposta é transformar o Cine Rex num centro de audiovisual para que volte a funcionar não somente como cinema, mas como laboratórios e escola

O secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, apresentou ao governador Wellington Dias três projetos importantes para cultura do estado, em audiência nessa segunda-feira (1/03). O governo do estado agora vai debater a criação do Memorial de Campo Maior, do Museu do Sertão e a revitalização do Cine Rex.

Foto: Ascom/Governo do PiauíO secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, em reunião com o governador Wellington Dias
O secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, em reunião com o governador Wellington Dias

“Vamos trabalhar uma configuração para que seja um espaço integrado de cultura, história, turismo e educação, dando viabilidade e sustentabilidade, gerando emprego e renda numa interface com o setor privado”, afirmou o governador Wellington Dias, quanto ao Memorial de Campo Maior.

Já o Museu do Sertão deve funcionar no prédio da antiga Comepi. A meta é garantir uma estrutura moderna e adequada para retratar os sertões do Piauí e do Brasil. Por fim, o secretário Fábio Novo apresentou proposta de transformar o Cine Rex num centro de audiovisual para que volte a funcionar não somente como cinema, mas como laboratórios e escola, pensando em todo potencial das novas gerações.

O secretário Fábio Novo destacou a importância dos três projetos e ressalta que em Campo Maior, o Monumento da Batalha do Jenipapo, a proposta é aliar história e educação no Parque Histórico do Jenipapo. Ele acrescenta que Teresina precisa assumir a posição de capital do sertão.

“Temos a proposta de como portal do sertão, criar um museu escola para contar a história de todos os sertões do Nordeste e também de Minas Gerais”, afirmou.

Por fim, Fábio Novo falou da meta de revitalizar o Cine Rex numa escola de audiovisual. “Nossa proposta é trazer a juventude, curso de Instagram, edição, imagem e vídeo”, disse, enfatizando que os três projetos devem custar cerca de R$ 15 milhões.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários