Governo do Piauí decreta estado de calamidade pública em Picos após fortes chuvas
O decreto foi publicado após um parecer técnico da Sedec, que ratificou a necessidade de medidas emergenciais para mitigar os impactos e garantir o atendimento imediato às vítimas.O Governo do Piauí decretou, nessa quinta-feira (16), estado de calamidade publica no município de Picos devido às chuvas intensas que impactaram o estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí e tem validade de 90 dias.

O decreto destaca que os danos causados ao município chegaram ao Nível III de desastres, de acordo com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR), sendo assim, um desastre de grande porte e danos extremos. Os danos impactaram mais de 27 mil pessoas de modo direto e indireto.
O decreto foi publicado após um parecer técnico da Sedec, que ratificou a necessidade de medidas emergenciais para mitigar os impactos e garantir o atendimento imediato às vítimas.

Norma Nogueira, secretária em exercício da Sedec, informou que o decreto é importante, pois possibilita que o estado possa pedir auxilio de recursos federais para ajudar na contenção de danos ao município. Além disso, ela afirma que a Defesa Civil do Estado do Piauí já está trabalhando para mitigar todos os impactos causados pelas chuvas.
"Essa publicação vai dar conduções para o município conseguir angariar recursos federais. Picos passa por uma situação muito difícil e nós estamos tentando dar todo o apoio possível, mas o decreto é um passo a mais para essa reconstrução que fazemos aqui na cidade", informou.
Com caminhões e tratores, a Defesa Civil iniciou uma força-tarefa para limpar as ruas e remover os destroços, devolvendo algum alento à população. Enquanto isso, engenheiros trabalham incansavelmente para avaliar áreas de risco e prevenir novos desastres.
A Sedec já distribuiu, até o momento, 80 cestas básicas, 80 kits de higiene e 160 kits de limpeza, estendendo não apenas ajuda material, mas também solidariedade.
Para emergências no município de Picos, a população deve recorrer ao 190 ou WhatsApp do Corpo de Bombeiros - (86) 99429-7268 e Defesa Civil do Estado - (89) 9450-6787
Abrace Picos
A Defesa Civil lançou a campanha “Abrace Picos” com o objetivo de arrecadar itens essenciais às famílias atingidas. Alimentos, roupas, lençóis e kits de higiene estão sendo coletados em Teresina e Picos, reforçando a corrente de solidariedade.
Pontos de coleta:
Teresina: Rua Jaicós, 1435 - Ilhotas (Sede da Defesa Civil)
Picos (novo endereço): Rua Landri Sales, 167, bairro Bomba
⚠️ Importante: Verifique se os itens estão em bom estado antes de doar.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Advogado é preso em flagrante por espancar a namorada dentro de casa em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota