Governadores e famosos se mobilizam para ajudar regiões afetadas pelas fortes chuvas na Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), pontuou nesse domingo (26/12), que não se recorda de uma tragédia tão grande na história recente do Estado

As chuvas que já castigam a população da Bahia há cerca de três semanas e se  intensificaram nesse fim de semana são, segundo o governador, 'algo nunca visto' no Estado.

Foto: Isac Nobrega/ Reprodução Palácio do PlanaltoDiversas famílias ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas na Bahia
Diversas famílias ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas na Bahia

Segundo informações do o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas que atingiram diversas cidades na Bahia foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Sistema formado por uma faixa de nuvens que se estende do sul da região amazônica até a área central do Atlântico Sul. Com isso, a umidade da Amazônia é canalizada para a Bahia.

Segundo o Inmet, a Zona de Convergência do Atlântico Sul é muito comum no verão e dura de três a quatro dias, e o temporal deve perder a intensidade a partir desta segunda-feira (27/12) e se concentrar na região oeste do estado. Já são 37 cidades atingidas pelas chuvas, e duas barragens se romperam na região, obrigando moradores a deixarem suas casas.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), pontuou nesse domingo (26/12), que não se recorda de uma tragédia tão grande na história recente do Estado igual às causadas pela chuva deste final de semana. Segundo ele, é “assustador” o número de localidades completamente embaixo da água.

Foto: Reprodução/RevistaForumGovernador da Bahia, Rui Costa (PT),
Governador da Bahia, Rui Costa (PT)

De acordo com o balanço mais recente divulgado no último sábado (25/12) pelo governo da Bahia, havia 4.185 pessoas desabrigadas e outras 11.260 desalojadas. Ao todo, 378.286 pessoas foram atingidas pelas chuvas.

Governadores oferecem socorro à Bahia

Governadores de ao menos cinco estados ofereceram auxílio à Bahia após inundações causadas pelas fortes chuvas. Até o momento, 72 cidades estão em estado de emergência, e 58 estão embaixo d'água, segundo as autoridades baianas.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que o estado vive uma situação sem precedentes, com dezenas de localidades completamente inundadas, sem fornecimento de água e eletricidade, além do rompimento de centenas de pequenas barragens na área afetada.

Foto: Aleilton Oliveira/Prefeitura de UbaitabaCentro de Canoagem de Ubaitaba fica submerso após fortes chuvas na Bahia
Centro de Canoagem de Ubaitaba fica submerso após fortes chuvas na Bahia

O Governo da Bahia anunciou mais uma ampliação na estrutura de apoio aos bombeiros, com postos avançados em Ilhéus, Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês. Também foi montado um gabinete avançado do Estado em Itamaraju, para oferecer assistência aos municípios do extremo sul.

Foi mobilizada uma força-tarefa humanitária com 160 pessoas, composta por policiais militares, Polícia Rodoviária Federal e bombeiros de oito estados (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe) para criar postos de apoio em áreas estratégicas.

A ideia é utilizar essa estrutura para oferecer assistência às vítimas, como entrega de alimentos, colchões e agasalhos com o apoio de 10 aeronaves, oito botes, um barco e 20 viaturas.

O primeiro a manifestar a intenção de ajudar a Bahia foi o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB). No domingo (25/12), ele afirmou que o Corpo de Bombeiros estava se preparando para enviar equipes à Bahia. 

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também informou que bombeiros já se deslocaram para a região de Ilhéus.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), prestou solidariedade aos "irmãos baianos", e comunicou o envio de bombeiros e viaturas para auxiliar no apoio às vítimas.

Mobilização de famosos

Os estragos causados pelas fortes chuvas sensibilizaram alguns famosos que, nesse domingo (26/12), anunciaram que irão arrecadar dinheiro para ajudar a região. Eles estão pedindo ajuda por meio de suas redes sociais.

Foto: Reprodução/PODER360Imagem de Porto Seguro atingido pelas enchentes no Estado da Bahia
Imagem de Porto Seguro atingido pelas enchentes no Estado da Bahia

O ator e humorista Whindersson Nunes anunciou que fará um leilão nos próximos dias e recursos arrecadados serão destinados a aldeias indígenas da Bahia, também atingidas pelas fortes chuvas.

A cantora e ex-participante do programa Big Brother Brasil Viviane Pereira, conhecida como Pocah, também usou suas redes sociais para mobilizar ajuda. Assim, como Preta Gil, ela está ajudando a divulgar ações já criadas por diversas entidades.

Governo da Bahia decreta situação de emergência em mais 47 cidades por enchentes

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), assinou, nesse domingo (26/12), um decreto que coloca mais 47 cidades em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado. Com a nova atualização, são 72 municípios baianos afetados pela situação.

Passam a fazer parte da situação de emergência os municípios de: Anagé, Angical, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Choça, Belo Campo, Brejolândia, Caatiba, Caetanos, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Cotegipe, Dário Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibipeba, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itaquara, Itororó, Jequié, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Pau Brasil, Poções, Santanópolis, Santa Inês, Sapeaçu, Ubaíra, Ubatã, Uruçuca, Valença, Vitória da Conquista e Wanderley.

Outras 25 cidades já estavam em emergência: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Encruzilhada, Guaratinga, Ibicuí, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

Fonte: JTNEWS com informações do UOL Notícias

Comentários