Governadores de 14 estados preveem reajuste a servidores em 2022

A possibilidade de aumento ocorre com a proximidade ao fim do veto a reajustes salariais de servidores, imposto pelo socorro federal concedido durante a pandemia de Covid-19

Em um levantamento feito pelo jornal O Estado S.Paulo, foi constatado que ao menos 14 governadores planejam conceder aumento salarial a servidores públicos em 2022, ano de eleições. Duas categorias se destacam: professores e policiais.

Foto: Michael Melo/MetrópolesSomente duas unidades da Federação, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, descartam reajustes
Somente duas unidades da Federação, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, descartam reajustes

Conforme o levantamento, somente duas unidades da Federação, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, descartam reajustes. A possibilidade de aumento ocorre com a proximidade ao fim do veto a reajustes salariais de servidores, imposto pelo socorro federal concedido durante a pandemia de Covid-19.

Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro, por exemplo, já aprovaram os reajustes. Os governadores do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Cantarina estão com a pauta em discussão.

Foto: DivulgaçãoPoliciais Penais no Corso de Teresina 2020
Policiais Penais estão com anos de atraso de reajuste salarial, assim como os demais aguardam ansiosos pela mensagem do governador Wellington Dias sobre o reajuste salarial

O Brasil tem cerca de 11,5 milhões de funcionários públicos ativos. A maior parte está nos governos municipais, 57%. Os servidores dos governos estaduais representam 32,6% — 3,7 milhões de pessoas.

Proibição de aumentos

A Lei Complementar (PLP 173/2020), do Socorro aos Estados, proíbe reajustes salariais até 31 de dezembro de 2021. A norma chegou a ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida foi prevista na lei como forma de compensar os gastos públicos extras com o combate à pandemia de Covid-19.

Fonte: JTNEWS

Comentários