Governadores de 14 estados preveem reajuste a servidores em 2022
A possibilidade de aumento ocorre com a proximidade ao fim do veto a reajustes salariais de servidores, imposto pelo socorro federal concedido durante a pandemia de Covid-19Em um levantamento feito pelo jornal O Estado S.Paulo, foi constatado que ao menos 14 governadores planejam conceder aumento salarial a servidores públicos em 2022, ano de eleições. Duas categorias se destacam: professores e policiais.
Conforme o levantamento, somente duas unidades da Federação, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, descartam reajustes. A possibilidade de aumento ocorre com a proximidade ao fim do veto a reajustes salariais de servidores, imposto pelo socorro federal concedido durante a pandemia de Covid-19.
Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro, por exemplo, já aprovaram os reajustes. Os governadores do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Cantarina estão com a pauta em discussão.
O Brasil tem cerca de 11,5 milhões de funcionários públicos ativos. A maior parte está nos governos municipais, 57%. Os servidores dos governos estaduais representam 32,6% — 3,7 milhões de pessoas.
Proibição de aumentos
A Lei Complementar (PLP 173/2020), do Socorro aos Estados, proíbe reajustes salariais até 31 de dezembro de 2021. A norma chegou a ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida foi prevista na lei como forma de compensar os gastos públicos extras com o combate à pandemia de Covid-19.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Confira o que abre e fecha em Teresina nos dias 24 e 25 de dezembro
-
Política
TCE considera inconstitucional decreto que fixou salários do prefeito e vice de Nazária e determina suspensão
-
Geral
Trabalhadores do transporte público encerram greve em Teresina após acordo
-
Geral
A mestra que vendia livros; por Maria das Graças Targino
-
Segurança Pública
Acusado de violência sexual infantil é alvo de operação da PF em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos
-
Geral
Comércio de Teresina terá funcionamento especial no domingo (21); confira