Governador Wellington Dias solicita prorrogação do estado de calamidade pública

A prorrogação do estado de calamidade representaria também o prolongamento dos auxílios financeiros pagos pelo governo federal

O governador do Piauí, Wellington Dias, enquanto presidente do Consórcio do Nordeste e membro do Fórum dos Governadores do Brasil, enviou ofício ao presidente da República, Jair Bolsonaro, em nome dos dois colegiados, solicitando a prorrogação do estado de calamidade pública no Brasil.

Foto: Reprodução/InstagramO governador do Piauí, Wellington Dias
O governador do Piauí, Wellington Dias

O documento cita que a atual conjuntura de enfrentamento à pandemia, sem uma previsão precisa de imunização de toda a população brasileira, além do aumento no número de casos, elevação da taxa transmissibilidade, e crescimento de ocupação de leitos hospitalares em diversas regiões do país, justificam o pedido.

“Essa iniciativa asseguraria a continuidade de ações de proteção àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e que necessitam de auxílios correspondentes”, diz o documento.

A prorrogação do estado de calamidade representaria também o prolongamento dos auxílios financeiros pagos pelo governo federal. Uma das preocupações dos governadores é o impacto que a economia deve sofrer com o fim do pagamento, além do crescimento do desemprego.

“Na última semana de janeiro em diante, começará a faltar comida, dinheiro para pagar energia, água, remédio, coisas básicas. Isso vai crescer em fevereiro e março e vai explodir em reações. Não tem como o poder público fugir de sua responsabilidade”, avalia Wellington Dias.

A proposta dos governadores é a prorrogação do estado de calamidade por mais 180 dias.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários