Governador Wellington Dias nomeia novo diretor da Academia de Polícia Penal do Piauí

O policial penal, Itamar Burlamaqui é o novo diretor da ACADEPEN/PI; a nomeação ocorreu após pedido de exoneração do advogado e policial penal aposentado Jacinto Teles Coutinho

A Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (ACADEPEN-PI) já tem novo diretor, é o policial penal de carreira, Itamar Burlamaqui Cavalcante, ele assume a missão de dirigir as ações de formação da Polícia Penal do Estado [nas áreas incial, continuada e especializada], após a gestão exitosa do também policial penal Jacinto Teles Coutinho, atualmente advogado e presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL).

Foto: Rafael Pedrosa/JTNEWSDiretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (Acadepen/PI), Itamar Burlamaqui Cavalcante
Diretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (Acadepen/PI), Itamar Burlamaqui Cavalcante

A nomeação foi oficializada nesta semana no Diário Oficial do Estado por meio de decreto do governador Wellington Dias, pois há mais de dois meses Jacinto Teles já havia solicitado oficialmente exoneração, por meio do secretário da Justiça, Carlos Edilson Sousa. 

Jacinto Teles foi o primeiro diretor da Acadepen-PI integrante da carreia penal, e conseguiu conjuntamente com o ex-secretário da Justiça, o advogado Daniel Oliveira, o governador Wellington Dias e sua diminuta mas atuante equipe estabelecer, não somente o marco regulatório da formação policial penal, por meio de lei especial e decreto governamental ainda em 2017, mas tornar essa instituição de ensino penitenciário uma referência nacional nessa árera educacional, inclusive intituindo a 1ª pós-graduação em gestão prisional a título de especialização em parceria com a Universidade Estadual do Piauí.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsPolicial Penal Wilton Danilo - que destacou o quanto é importante para o profissional saber o calendário de curso durante o ano
Policial Penal prof. Danilo Nunes que sucedeu o professor Estefan Coelho [que muito contribuiu] na formação dos policiais penais do Piauí

Na gestão de Jacinto Teles o Ministério da Educação e Cultura emitiu parecer favorável para que a ACADEPEN-PI possa realizar suas próprias pós-graduações com o reconhecimento na condição de escola de governo na área penal.

Dezenas de importantes cursos foram instituídos na Acadepen/PI nesses últimos 7 anos, que foram dados seguimento pelo atual secretário da Justiça, Carlos Edilson Sousa e Jacinto Teles na gestão educacional. A grande inovação foi a institucionalização de grades curriculares sempre compatibilizando as disciplinas humanísticas com as operacionais.

Foto: Divulgação/ACADEPEN/PIAto solene de assinatura do convênio com a UESPI na sede da ACADEPEN/PI para a realização da Pós-Graduação em Gestão Prisional que formou 55 especialistas policiais penais
Ato solene de assinatura do convênio com a UESPI na sede da ACADEPEN/PI que culminou com a realização da Pós-Graduação em Gestão Prisional que formou 55 especialistas policiais penais

Fato que eleva a capcidade técnica e cognitiva dos policiais penais, consioderando que a Polícia Penal não tem apenas atribuição de segurança pública prisional na custódios das pessoas privadas de liberdade, mas de humanização nos moldes da Lei de Execução Penal. 

Itamar Bulamaqui Cavalcante fala ao JTNEWS sobre o desafio em assumir a ACADEPEN-PI 

JTNEWS: Como você recebe a notícia de assumir a direção dessa importante instituição de ensino corporativa da Polícia Penal do Piauí?

IBC: É com imensa alegria e satisfação que recebemos a notícia que o decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nos nomeando como diretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí - ACADEPEN-PI. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por esse momento, bem como ao governador Wellington Dias pela confiança depositada em mim, e ao Secretário da Justiça dr. Carlos Edison pelo apoio, e especialmente  ao ex-diretor da ACADEPEN-PI, o Policial Penal e Advogado dr. Jacinto Teles Coutinho, por todos os ensinamentos, aprendizados e apoio prestados quando em sua gestão em que tive a honra de onbrear com ele e o colega gerente administrativo Danilo Nunes.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSDiretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (Acadepen/PI), Itamar Burlamaqui Cavalcante
Diretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (Acadepen/PI), Itamar Burlamaqui Cavalcante fala acerca da formação policial penal, e destaca que deseja centrar atenção na formação de formadores a partir da própria Instituição 

É de suma importância citar o trabalho desenvolvido na Gestão de Jacinto Teles: primeiro Policial Penal a assumir a função de Diretor da ACADEPEN-PI no nosso Estado. A partir de sua gestão houve um marco histórico do antes para o durante sua gestão, e também para o futuro.

JTNEWS: Qual sua visão acerca da formação da ACADEPEN-PI?

IBC: Antes os cursos de Formação Inicial e Formação Continuada aconteciam nas instalações de um presídio. Hoje [mesmo ainda não sendo sede própria, pois já temos terreno disponível para a sede]estamos no conforto de instalação adequada ao ensino. Antes não havia regulamentação completa quanto à legislação da ACADEPEN-PI. Hoje existe legislação moderna específica, remunerando todo o Corpo Docente e Corpo Técnico Administrativo nos moldes da Matriz Curricular Nacional. Fora os diversos cursos realizados, dentre eles de tiro e combate velado, e especialmente de Especialização a nível de pós-graduação em convênio com a Universidade Estadual do Piauí, sendo a primeira do Brasil.

JTNEWS: O que você apontaria como o maior diferencial na gestão que finda?

IBC: Nessa gestão o diferencial foi a integração entre as forças de segurança nas diversas modalidades de cursos [tanto com instrutores como com profissionais alunos], além de todos os envolvidos na Execução Penal, em que sempre foram ofertadas vagas nos diversos cursos para outras instituições.

Além disso prezou pela qualidade do ensino alinhando a parte humanística com a operacional. A mim ficará a difícil missão de dar continuidade ou superar o que já foi realizado até o momento pelo colega Jacinto Teles e equipe.

Confira uma síntese do currículo do novo diretor da ACADEPEN/PI

Itamar Burlamaqui Cavalcante (IBC) é policial penal, tem mais de dez anos de sistema penitenciário piauiense, tem adquirido uma vasta experiência no sisitema prisional do Piauí.

Na Casa de Detenção Provisória em São Raimundo Nonato foi chefe de Grupo, chefe de Disciplina e gerente adjunto; na Penitenciária Dom Abel Alonso Nunes no município de Bom Jesus também foi gerente adjunto.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSDiretor da Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (Acadepen/PI), Itamar Burlamaqui Cavalcante
Itamar Burlamaqui já tem experiência na formação de policiais penais, auxiliou o ex-diretor Jacinto Teles como coordenadro adjunto do CFI-2020, dentre outras atividades

Já na Secretaria de Justiça trabalhou como assistente administrativo da Direção de Inteligência, participando efetivamente, inclusive de ações nacionais no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas ilícitas; foi gerente da Penitenciária Regional de Teresina - Irmão Guido; na Penitenciária Casa de Custódia trabalhou como coordenador de Disciplina e Segurança, e na ACADEPEN-PI atuou como assistente da direção; coordenador adjunto do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal - CFI/2021; coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão; coordenador do II Curso de Combate Velado.

 O novo diretor Itamar Burlamaqui é formado em Direito e é especialista em Direito Constitucional e Gestão Prisional, sendo esta última concluída na própria ACADEPEN-PI em parceria com a Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Fonte: JTNEWS

Comentários