Governador Wellington Dias faz homenagem ao dia do Nordestino

A data oficializada em 2009, busca combater o preconceito e homenagear a parcela do povo brasileiro originária da região nordeste

Nesta quinta-feira (08), é comemorado o Dia do Nordestino. A data oficializada em 2009, busca combater o preconceito e homenagear a pujante parcela do povo brasileiro, originária da região Nordeste do País.

Foto: DivulgaçãoPatativa do Assaré - autor de "Triste Partida" uma das músicas que imortalizou o Rei do Baião, nordestino Gonzagão
Patativa do Assaré - autor de "Triste Partida" uma das músicas que imortalizou o Rei do Baião, nordestino Gonzagão

O dia 8 de outubro foi escolhido em homenagem às culturas típicas da região, que são diversas e heterogêneas e ao poeta, cantor e compositor cearense Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva) representando todos os nordestinos e nordestinas, ainda vítimas de preconceito e discriminação em função de sua origem geográfica.

O governador Wellington Dias, que agora é o novo presidente do Consórcio Nordeste, eleito para o cargo por unanimidade no último encontro do Fórum dos Governadores, em vídeo publicado em suas redes sociais falou sobre o seu orgulho em fazer parte de uma região que a cada dia vem crescendo.

"Somos um povo lutador, resistente, mas também comprometido com o brasil, comprometido com a democracia, comprometido com o desenvolvimento . E acada vez mais como uma região que mais cresce no brasil, uma região que mais tem qualidade de vida acumulada a cada ano, uma região que responde, inclusive, contribuindo na geração de emprego, de renda, na economia do nosso país". 

A região que também concentra a maior parte da faixa litorânea do país, com 3.338 quilômetros de praias, de acordo com o IBGE, tem mais de 56 milhões de habitantes, o que faz da região, em termos populacionais, a segunda maior do país, depois apenas do sudeste.

Fonte: JTNEWS

Comentários