Governador Rafael Fonteles sanciona lei de transparência na venda de combustíveis
Nova legislação regulamenta a obrigatoriedade de informações claras e detalhadas ao consumidor final.O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.530, que estabelece a política estadual de transparência na venda de combustíveis. A nova legislação, publicada em 18 de novembro de 2024, regulamenta a obrigatoriedade de informações claras e detalhadas ao consumidor final sobre os preços e a composição dos combustíveis, com atenção especial à gasolina formulada. A iniciativa é de autoria do deputado Francisco Limma (PT).

Conforme a lei, os postos deverão exibir placas ou painéis com medidas mínimas de 65x50 cm, informando a origem dos combustíveis (se provenientes de refinarias, centrais petroquímicas, formuladoras ou importação), além de comparativos de preços entre gasolina formulada e refinada.
As placas também devem especificar o percentual de álcool adicionado e os tipos e marcas de aditivos utilizados em gasolinas aditivadas. Essas informações deverão estar dispostas de forma visível para os consumidores.
A legislação também exige que os postos informem sobre qualquer adição de solventes aos combustíveis e detalhem os valores dos impostos federais e estaduais incidentes sobre os produtos comercializados. O objetivo é ampliar a transparência e garantir que os consumidores tenham acesso a dados precisos e ostensivos sobre os produtos ofertados.
A fiscalização do cumprimento da lei será realizada pelos órgãos competentes, que deverão verificar a exibição das informações exigidas e a conformidade com as novas regras. A Lei nº 8.530 já está em vigor e aplica-se à venda de gasolina, álcool e óleo diesel em todo o estado do Piauí.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Marcelo Castro (MDB) rebate críticas sobre agendas políticas com “inimigos” de Rafael Fonteles (PT)
-
Justiça Bolsonaro será julgado por racismo na Justiça Federal
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação para cumprir 30 mandados contra traficantes em Teresina
-
Segurança Pública Homem é encontrado morto na Avenida Zequinha Freire na zona leste de Teresina
-
Segurança Pública Acusado de comprar carro elétrico de R$ 119 mil com Pix falso é preso em Altos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico