Governador do Piauí explica plano de reabertura de atividades em reunião com deputados estaduais

O governador Wellington Dias apresentou aos deputados estaduais, nessa segunda-feira (8), os parâmetros considerados para a liberação das atividades econômicas no Piauí

O governador Wellington Dias apresentou aos deputados estaduais, nessa segunda-feira (8), os parâmetros considerados para a liberação das atividades econômicas no Piauí, durante o período de isolamento por conta do coronavírus.

Foto: Lucas DiasGovernador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

Foram compartilhados dados a cerca da transmissão da doença, projeção de casos, ocupação de leitos hospitalares, além de informações relacionadas aos protocolos definidos para uma flexibilização segura.

“Queremos retomar a economia, mas prevenidos. É preciso zelar pelo distanciamento adequado, máscaras, barreiras para melhorarmos e controlarmos o coronavírus no Piauí. Se pessoas adoecerem, precisamos ter condição do atendimento, inclusive com a participação do setor público e privado na área da Saúde”, pontuou Dias.

O foco da mensagem foi mostrar que a abertura será criteriosa. Os empreendimentos nos setores da construção civil, automotivo e serviços de saúde precisam elaborar seus próprios protocolos para poderem funcionar, respeitando parâmetros epidemiológicos, sanitários e econômicos.

Além disso, será preciso acessar o site www.propiaui.pi.gov.br  e aderir ao programa Pró-Piauí, fazer as adequações exigidas no protocolo para, só então, poder reabrir. O comitê irá fiscalizar os empreendimentos com base nas informações fornecidas no formulário de adesão.

O governo determinou ao Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iaspi) a implementação da telemedicina para expandir o alcance de atendimento aos segurados. Os estabelecimentos de saúde privada estão sendo convidados a se integrar à estratégia do Busca Ativa, programa criado para ampliar o rastreamento de novos casos a partir das relações mantidas por pacientes infectados com a Covid-19.

Dias destacou que o decreto de isolamento foi prorrogado até o dia 22 de junho. Após a flexibilização, o governo e o Comitê de Operações Emergenciais (COE) vão acompanhar criteriosamente a evolução dos dados.

O Estado possui relatórios de projeções indicando que o percentual de crescimento nos casos de Covid-19 devem cair, mesmo com a retomada de atividades profissionais. Os resultados verificados nos próximos dias vão nortear as novas definições.

“Semanalmente, temos uma avaliação. Consideraremos como ficou a situação em relação a vagas no sistema hospitalar e veremos se está confortável ou há risco de colapso. Os óbitos aumentaram ou reduziram? O índice de transmissão caiu ou avançou? Com base nisso, podemos ir em frente ou retroceder”, finalizou o governador.

Os parlamentares foram convidados a difundir as informações em todos os municípios onde tiverem representação, alertando para a necessidade de cumprir os protocolos, seguir o isolamento e compreender o rigor da fiscalização dos protocolos em prol da segurança da população e controle do coronavírus.

Fonte: CCOM

Comentários