Governador do Piauí nomeia e empossa primeira turma de Policiais Penais do Brasil

Já foram nomeados 150 Policiais Penais oriundos do último concurso público; mas ainda faltam ser chamados 166 ao curso de formação na Academia de Polícia Penal do Estado (ACADEPEN/PI)

Foto: DivulgaçãoPosse dos novos Policiais Penais
Wellinton Dias nomeia e empossa a primeira turma de Policiais Penais do Piauí e do Brasil

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Justiça nomeou e empossou nessa sexta-feira (20), 42 novos policiais penais, agora integrantes do Sistema Prisional do Piauí. Os quais entram em exercício imediatamente se assim desejarem [pois há um interstício mínimo legal em que eles podem se apresentar para o trabalho].

Foto: JTNewsGovernador Wellington Dias cumprimento o policial penal, Pedro Rafael Mendes
Governador cumprimenta Pedro Rafael Mendes que acabara de assinar o Termo de Posse

A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, e contou com as presenças do governador Wellington Dias, da vice-governadora Regina Sousa, do Secretário da Justiça, Carlos Edilson, do diretor da ACADEPEN/PI, Jacinto Teles, da equipe de Governo e dos deputados estaduais Dr. Hélio Oliveira, Henrique Pires e Francisco Limma; do ex-secretário da Justiça, Daniel Oliveira, além de lideranças classistas da categoria policial penal [ligadas a AGEPEN-PI e ao SINPOLJUSPI] e de familiares dos empossados.

Foto: JTNewsPosse dos novos Policiais Penais
Antônio Marcos Veras Rocha, assina no Palácio de Karnak, Termo de Posse como novo Policial Penal

A nomeação dos servidores significa um ganho na segurança do Sistema Prisional piauiense que, hoje, conta com 17 unidades penais, e com menos de 900 policiais penais em todo o Estado, o que torna necessário o aumento do efetivo. Obviamente de forma planejada estratégica e financeiramente.

Foto: JTNewsPosse dos novos Policiais Penais
Posse: Lucas Ranyel inicia a fileira dos novos Policiais Penais do Piauí no Palácio de Karnak

Dentro dessa lógica, conforme declarações do governador Wellington Dias (PT-PI), o Estado está buscando as condições para fazer a convocação de mais 166 aprovados do último concurso, para se submeterem ao curso de formação na Academia de Polícia Penal, cuja ação deverá ser anunciada no início do ano de 2020 [sem no entanto, haver data marcada].

Foto: JTNewsPosse dos novos Policiais Penais
Regina Sousa saúda os Policiais Penais e recomenda o cumprimento das Normas Internacionais de Direitos Humanos no Sistema Prisional; destaca que o castigo aos que cumprem pena é justamente a 'privação da liberdade' e jamais a tortura

Os servidores ora empossados [atuais policiais penais] foram formados conjuntamente com outros 108 que já haviam tomado posse. Eles participaram do Curso de Formação Inicial (CFI) que teve uma grade curricular com 603 horas/aula superior a uma pós graduação.

Foto: JTNewsPosse dos novos Policiais Penais
Wellington Dias cumprimenta Carla Thais Santos, 1ª Policia Penal a tomar posse no Palácio do Governo

O Projeto Pedagógico elaborado pela Academia de Formação Penitenciária [agora transformada em Academia de Polícia Penal] contemplou diversas disciplinas na área do conhecimento peculiar ao Sistema Prisional, de forma planejada e em sintonia com a atual Matriz Curricular da Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN) do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Foto: JTNewsPosse dos novos Policiais Penais
Sandro dos Santos, Jacinto Teles e Túlio Viana - que  ostentam placa em homenagem aos empossados

Entre as disciplinas que compõem a grade curricular pode-se destacar: Direitos Humanos, Inteligência Penitenciária, Execução Penal, Tiro Defensivo, Libras, Técnicas e Tecnologias Menos Letais, Intervenção Penitenciária, Procedimentos em Rotinas Prisionais e Escolta Especial, dentre outras, conforme informações do diretor  Jacinto Teles Coutinho, da ACADEPEN/PI, órgão responsável pela formação, aperfeiçoamento e especialização dos Policiais Penais do Estado.

Foto: ramiro/sejusPosse dos novos Policiais Penais
Carlos Edilson e Jacinto Teles, secretário da Justiça e diretor da Acadepen respectivamente, conduzem a Placa em Homenagem Especial aos novos Policiais Penais que lograram aprovação plena no Curso de Formação Inicial


Para o governador Wellington Dias, a posse dos servidores representa um novo oxigênio para o Sistema Prisional do Piauí. “Nós temos a condição de ter uma energia nova, de pessoas bem qualificadas pela nossa Academia, pessoas que, com certeza, chegaram aqui pelo seu mérito. Isso vai ser melhor para evitar rebeliões, garantir medidas adequadas dentro do sistema prisional, para que ele funcione com segurança e servir melhor aos nossos mais de 3 milhões e 270 mil patrões, que representam a nossa população do Piauí” comentou o Governador na solenidade de posse.

Foto: ccom/governo do PiauíPlaca aos novos Policiais Penais
Aruana Borges e Raul Mourão recebem do governador Wellinton Dias, do Sejus e do diretor da Acadepen a Placa de Homenagem Especial aos novos Policiais Penais

O JTNEWS ouviu o presidente da Associação Geral dos Policiais Penais do Piauí (AGEPEN-PI), Marcos Paulo Viana Furtado, que estava presente à solenidade, acerca da importância desse ato de posse dos 42 policiais penais para o Sistema de Segurança Pública Prisional, e este assim manifestou-se: 

“O ato de hoje coroa o trabalho realizado pela Agepen, tanto em âmbito estadual como nacional e pelos próprios empossados. Agora, após o advento da Polícia Penal, temos [o Estado] o privilégio de nomear os primeiros policiais penais do Brasil. Sem dúvidas é gratificante; porém aguardamos o quanto antes a formação dos demais 166 aprovados e posteriormente a nomeação dos mesmos, pois é necessário, precisamos diminuir o déficit de servidores que só tende a aumentar", declarou Marcos Paulo.

Foto: tamires/alepiPosse dos novos Policiais Penais
Ex-secretário da Justiça, Daniel Oliveira [que foi responsável pela realização do concurso público] prestigiou a posse dos novos Policiais Penais, ao lado do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira e do presidente da AGEPEN-PI, Marcos Paulo


De acordo com a policial penal, Ana Maria Sousa, que tomou posse nessa sexta-feira (20), a nomeação dos servidores foi um avanço para a modernização do Sistema Penitenciário do Piauí.

Foto: tamires/alepiPosse dos novos Policiais Penais
Policial Penal Fernando Antero, ldeado por Daniel Oliveira, Jacinto Teles e Dr. Hélio - a alegria é proporcional à representação do fato à Polícia Penal

“É um grande desafio no Sistema Penitenciário. Estou entrando com a expectativa de contribuir com o máximo que eu puder pra melhoria do sistema e do serviço público do Piauí. Foi um concurso em que lutamos bastante e esse momento é importante para o Estado. Então, a gente está entrando pra dar essa força no Sistema Penitenciário” vibrou Ana Maria.

Foto: JTNewsPosse dos novos Policiais Penais
Ana Maria: alegria radiante ao posar para a foto com a placa em homengaem aos novos Policiais Penais


O Secretário da Justiça, Carlos Edilson, ressalta a importância do momento para o sistema prisional do Piauí. “Foi um grande feito para nós, pois serão mais servidores que trabalharão na manutenção da ordem e disciplina do nosso Sistema Prisional. A princípio, esses 42 servidores estarão lotados na Cadeia Pública de Altos, mas, possivelmente, poderão ser distribuídos para outras unidades do interior do Estado”, disse o gestor estadual do Sistema.

Foto: JTNewsPosse dos novos Policiais Penais
Carlos Edilson e o diretor Charles Pessoa com o grupo especial de Intervenção Prisional da Polícia Penal 
Foto: JTNewsGrupo Especial presente à solenidade de posse
Rebeca (última da fileira) presente à solenidade de posse no Karnak como integrante do Grupo Especial 
Foto: JTNewsPolícia Penal
Tamyres Laysla Messias (diretora da AGEPEN-PI) recebe novos policiais penais, acompanhada do policial penal Ramom Rosendo

Foto: JTNewsBianca Nogueira: satisfação e alegria pela homenagem recebida
Policial penal, Bianca Nogueira: satisfação e alegria pela homenagem recebida
Foto: JTNewsRicardo Magalháes
Ricardo Magalhães - demonstra gratidão pela concretização do sonho realizado 
Foto: JTNewsPosse dos novos Policiais Penais
Raul Frazão Mourão - que falou na solenidade representando aos policiais empossados

Foto: SejusKarla Thais
Karla Thais e Raul Mourão - Carlos Eilson, Jacinto Teles e Charles Pessoa

Fonte: JTNews, com informações da CCOM do Governo do Estado

Comentários