Governador do Piauí assina decreto com protocolo de recomendações para atividades econômicas
As regras, dirigidas a empregadores, trabalhadores, clientes e sociedade em geral, foram aprovadas pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE)O governador Wellington Dias assinou, nesta sexta-feira (19), o decreto nº 19.040, que aprova o Protocolo Geral de Recomendações Higienicossanitárias, para as mais diversas atividades sociais e econômicas no âmbito estadual, visando prevenir a propagação do novo coronavírus.
As regras, dirigidas a empregadores, trabalhadores, clientes e sociedade em geral, foram aprovadas pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) e pelo Comitê Técnico de Monitoramento do Pacto Pela Retomada Organizada no Piauí Covid-19 – Pro Piauí, após consulta pública.
Os empregadores deverão seguir as recomendações conforme acordos e normativos, obedecendo aos horários flexíveis e as etapas para funcionamento gradual, até o último ciclo de retomada total.
As empresas com até 19 funcionários seguirão um Plano Simplificado de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19. Aquelas acima de 20 colaboradores, executarão o Plano Ampliado, com medidas de controle de cunho administrativo para minimizar a exposição dos trabalhadores a riscos no ambiente laboral.
As firmas deverão definir profissionais responsáveis pelos programas de gerenciamento de riscos, missão que ficará à cargo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), nas empresas que dispuserem deste organismo.
O decreto descreve detalhadamente os procedimentos e cuidados exigidos quanto a trabalhadores do grupo de risco, condições para afastamento, acesso a serviços de saúde, orientações e treinamento de pessoal, flexibilização de horários e ponto eletrônico, medidas informativas, equipamentos de proteção individual, descarte de resíduos e até sobre limpeza e desinfecção de ambientes.
Especificamente quanto ao atendimento ao público, o regramento prevê: preferência ao atendimento previamente agendado; acesso controlado, redução no fluxo e permanência de pessoas dentro da empresa; instalação de barreira de proteção física em vidro, acrílico ou acetato, garantindo segurança ao trabalhador e ao cliente, entre outras coisas.
As atividades econômicas e sociais consideradas essenciais autorizadas a funcionar deverão se adequar ao Protocolo Geral aprovado pelo decreto até o dia 30 de junho.
Fonte: CCOM
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
PRF apreende 62 tabletes de skunk na BR 343 em Piripiri
-
Segurança Pública
Suspeito de matar ex-mulher a facadas é encontrado morto em Dom Expedito Lopes
-
Política
TCE-PI aponta falhas graves em licitações da Saúde de Bonfim do Piauí e multa ex-prefeito e secretário
-
Política
TCE-PI aponta irregularidades em contrato de R$ 242 mil para combustível em Santa Luz e multa prefeito
-
Segurança Pública
Homem é assassinado a tiros dentro de casa no bairro Real Copagre em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Delegada é flagrada rasgando cartaz do Sindicato e caso deve chegar ao Ministério Público
-
Geral
Saiba quem são os 26 alvos da Polícia Civil que ostentavam carros de luxo durante rachas em Teresina
-
Geral
De estagiária a CEO aos 22 anos: jovem lança livro para despertar o potencial de uma nova geração
-
Geral
Sibiu: a cidade de olhinhos travessos e carinhosos; por Maria das Graças Targino
-
Saúde
Especialista ressalta que doação de sangue continua sendo essencial para salvar vidas