Franzé cobra do IBGE correção de mapa com informação errada sobre território de litígio

Mapa atribui área disputada de 2.889 km² ao Ceará, enquanto litígio aguarda decisão do STF

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), apresentou um requerimento solicitando ao presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, a correção de um atlas que erroneamente atribui a área de litígio territorial de aproximadamente 2.889 quilômetros quadrados entre os estados do Ceará e Piauí ao Estado cearense.

Foto: Ascom ALEPIDeputado Franzé Silva (PT), relator da proposição
Deputado Franzé Silva (PT), relator da proposição

Segundo Franzé Silva, essa área em disputa não pertence nem ao Piauí nem ao Ceará, pois está sob análise judicial. O deputado ressaltou que o Piauí já ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a tese de que essas terras são de sua jurisdição. Ele alerta para a importância da correção do mapa, uma vez que ele é utilizado em contextos educacionais, podendo influenciar a percepção sobre o território nacional.

O litígio entre Piauí e Ceará está sendo acompanhado na Alepi pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete). Esta disputa territorial envolve sete municípios do lado piauiense e treze do lado cearense. O Exército já realizou perícia na região, mas o resultado aguarda manifestação do STF para uma resolução definitiva.

Além do requerimento ao IBGE, Franzé Silva também solicitou ao deputado federal Flávio Nogueira (PT), líder da bancada piauiense, que mobilize os parlamentares na defesa dos interesses do Piauí nessa pauta delicada.

Fonte: JTNEWS com informações da Alepi

Comentários