Forças Armadas vão atuar com 28 mil homens no primeiro turno das eleições

Caberá aos militares o transporte de urnas eletrônicas e agentes eleitorais em 104 localidades

As Forças Armadas vão atuar com cerca de 28 mil homens durante o primeiro turno das eleições municipais deste domingo (15). Caberá aos militares o transporte de urnas eletrônicas e agentes eleitorais em 104 localidades.

Foto: EBC/Agência BrasilSTF determina que as Forças Armadas limitem-se às suas funções

Esse apoio é necessário nos locais de difícil acesso da Justiça Eleitoral. É o caso de tribos indígenas e populações ribeirinhas, por exemplo. Em 2020, esse apoio atingirá oito estados: 35 localidade do Acre; 26 no Amazonas; cinco no Amapá; uma na Bahia; quatro no Mato Grosso e no no Mato Grosso do Sul, duas no Rio de Janeiro e 27 localidades em Roraima.

As Forças Armadas também farão a segurança em 616 locais. Os militares cumprirão esse papel em 11 estados: 20 localidades no Acre, 12 em Alagoas, 41 localidades no Amazonas, 31 localidades no Ceará, 98 no Maranhão, 34 no Mato Grosso, 8 no Mato Grosso do Sul, 72 locais no Pará, 169 locais no Piauí, 121 no Rio Grande do Norte e 11 locais no Tocantins.

Eleições 2020

Neste domingo, quase 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. A população elegerá vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, há 19.342 candidatos a prefeito e 518.308 disputando uma vaga de vereador. Este ano não haverá pleito no Distrito Federal e nem em Fernando de Noronha, que é um distrito do estado de Pernambuco.

O eleitor de Mato Grosso, por sua vez, também escolherá um senador, em virtude da vaga deixada por Selma Arruda. Ela teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos crimes de caixa dois e abuso de poder econômico na campanha de 2018.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil

Comentários