FMS realiza abertura do Setembro Amarelo com projeto 'De setembro a Setembro Sua Vida Importa'

O objetivo da campanha é reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Gerência de Saúde Mental, realiza nesta quarta-feira (1) a abertura do 'Setembro Amarelo', que é o mês de alusão a prevenção ao suicídio, a partir das 8h30, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. O objetivo da campanha é reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental.

Foto: Ascom/PMTProjeto lançado pela FMS
Projeto lançado pela FMS

Na abertura terá o lançamento do projeto de prevenção anual do suicídio que este ano tem como tema 'De Setembro a Setembro a Sua Vida Importa', além de apresentação cultural com a Companhia Equilíbrio, palestra com a especialista em prevenção e posvenção do suícuidio, Késia Mesquita. Esse evento contará com a presença de gestores municipais, além de coordenadores e profissionais representantes dos serviços de saúde mental da Prefeitura de Teresina.

A palestrante Késia Mesquita, vai tratar do tema da campanha e compartilhar as experiências pessoais de ter perdido pessoa da família por motivo de suicídio. “Vou abordar a rede de serviços oferecidos, mobilizar, sensibilizar, pois a informação pode ser o diferencial entre a vida e a morte. Também vou enfocar sobre o autocuidado dos profissionais que lidam diariamente com os pacientes para terem um olhar de cuidado interior”, ressalta.

A coordenadora de Saúde Mental da FMS, Laryssa Carvalho, destaca o atendimento da FMS. “ Temos diversos serviços espalhados pela cidade e alguns de demanda espontânea para quem necessitar desse cuidado especial”, fala.

Rede de serviços de saúde mental da FMS

PROVIDA

Serviço de atendimento ambulatorial especializado de saúde mental e de prevenção ao suicídio. Funciona de segunda a sexta-feira, de manhã e tarde (8h as 12h e de 14h às 18h). Para ser atendido, o usuário pode procurar diretamente o serviço que funciona no seguinte endereço:

Rua Desembargador Freitas, nº 1599, Edifício Paulo VI.  Telefone (86) 3215-7709

Centros de Atenção Psicossocial-CAPS

Atendem homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. Teresina tem sete CAPS distribuídos em todas as zonas da cidade.

CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas é um serviço de atendimento as pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas.

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº 2978.  Bairro Macaúba-Teresina/PI

Fone: 3215-7762

E- mail: [email protected]

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS Infantil – CAPSi – Atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território, possibilitando a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania.

Endereço: Rua Coronel Cezar, nº 1566. Bairro Morada do Sol.

Fone: (86) 3223-9661

E-mail: [email protected]

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS II SUL – oferece três níveis de atendimento, dependendo da gravidade com a qual o paciente é diagnosticado. O primeiro é o intensivo, em que o usuário permanece o dia todo no Centro até que a sua situação se normalize. O segundo é o semi-intensivo, em que o usuário é acolhido e recebe acompanhamento três vezes por semana, de segunda a sexta-feira; e o terceiro é o não-intensivo, com acompanhamento, em média, três vezes por mês.

Endereço: Av. Barão de Gurguéia 2913. Bairro Pio XII.

Telefone: (86) 3218-4865

E-mail: [email protected]

Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS II Leste realiza acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, 2435. Bairro Horto Florestal.

Telefone: (86) 3216-3967

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS II Sudeste – realiza o acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Endereço: Rua Poncion Caldas, Bairro Colorado – Loteamento Parque do Sol – Renascença (ao lado da U.B.S Redonda)

Telefone: (86) 3236-8747

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12 horas e das 14h às 17h.

CAPS II Centro/Norte – Trabalha no acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Endereço: Rua Presidente Lincoln, 4727, Bairro São Joaquim

Telefone: (86) 3213-2080

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CAPS III SUL é um serviço ambulatorial de atenção contínua, funcionando durante 24 horas diariamente, incluindo feriados e finais de semana, com atendimento da rede de cuidados em saúde mental no âmbito do seu território.

Endereço: Rua Costa Rica, 466 – Três Andares, Teresina – PI, 64016-380

Fone (86) 3221 0092

E-mail: [email protected]

Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Fonte: JTNEWS

Comentários