FMS de Teresina agenda pelo WhatsApp testes de familiares dos infectados pela COVID-19

Até o dia 10 de junho, foram realizadas 2.035 buscas ativas em domicílios pelas equipes da FMS, quando 483 pessoas testaram positivo para o Novo Coronavírus através da testagem rápida

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou nesta terça-feira (16) um novo canal para fazer o agendamento de teste para a COVID-19 nos familiares das pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença e moram na mesma casa.

Foto: Lucas Dias/GP1FMS
FMS - Fundação Municipal de Saúde

O Testa Teresina vai receber mensagens através do WhatsApp, no número 86 9425-1578. O objetivo é fazer o isolamento adequado das pessoas positivadas e conter a proliferação do novo coronavírus.

“É importante que esse contato seja feito através do paciente confirmado e que ele esteja notificado no Sistema Oficial do Ministério da Saúde para que possamos identificá-lo e realizar a busca ativa dos seus contatos" afirma Karoline Alencar Rodrigues, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS. 

"Ao fazer contato com a FMS, a pessoa vai receber respostas automáticas para realização de um cadastro. O paciente terá um retorno em até 72 horas, quando será feito o agendamento da testagem de seus contatos que moram na mesma casa", explicou.

Até o dia 10 de junho, foram realizadas 2.035 buscas ativas em domicílios pelas equipes da FMS, quando 483 pessoas testaram positivo para o Novo Coronavírus através da testagem rápida. Nas UBSs que são referência COVID-19 já foram realizados 5.430 testes rápidos, sendo que 1.532 deram positivo.

“Cada um deve fazer sua parte. Caso a pessoa venha a desenvolver sintomas da COVID-19, além de manter as medidas de higiene e distanciamento social, é importante avisar as pessoas com quem teve contato. Se alguém tiver os sintomas e, por ventura, testar positivo, é importante que informe os lugares que frequentou”, ressalta Karoline Alencar Rodrigues.

Fonte: PMT

Comentários