Flávio Nogueira (PT) critica Lula por veto que reduz representação do Piauí: “É o predomínio do Sul sobre o Nordeste”

“É lamentável sob todos os aspectos. O Nordeste perde oito deputados federais. Vocês acham isso bom? É bom o Piauí perder dois deputados enquanto São Paulo tem 70? Olha a desigualdade”, afirmou.

O deputado federal Flávio Nogueira (PT) fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa sexta-feira (18) após o veto presidencial ao projeto que previa o aumento do número de deputados federais no Brasil. A decisão afeta diretamente o Piauí, que deve perder duas cadeiras na Câmara dos Deputados e seis vagas na Assembleia Legislativa Estadual.

Foto: Reprodução / Redes SociaisDeputado federal Flávio Nogueira (PT) e Presidente Lula (PT)
Deputado federal Flávio Nogueira (PT) e Presidente Lula (PT)

Segundo Flávio Nogueira, a medida representa uma grave injustiça contra o Nordeste, que perderá ao todo oito vagas na Câmara. O parlamentar apontou que, enquanto São Paulo mantém 70 representantes na Casa, o Piauí terá sua representação reduzida de dez para apenas oito deputados federais. “É lamentável sob todos os aspectos. O Nordeste perde oito deputados federais. Vocês acham isso bom? É bom o Piauí perder dois deputados enquanto São Paulo tem 70? Olha a desigualdade”, afirmou o deputado.

Flávio Nogueira também questionou os critérios de equidade adotados nas políticas públicas e criticou o que chamou de “colonização permanente” do Sul sobre o Nordeste. “Fala-se tanto em cotas para tudo, e a nossa cota era de dez, agora será oito. Isso é justo? Quando isso vai acabar? Vamos continuar sendo sempre colonizados pelo Sul?”, desabafou.

O parlamentar ainda questionou a representatividade do Distrito Federal, que, mesmo sendo uma cidade, possui oito deputados federais com os mesmos direitos que os representantes dos estados, incluindo benefícios como o auxílio-moradia. “Eu já moro em Brasília. Por que um deputado de Brasília recebe auxílio-moradia?”, disparou.

Ao ser questionado sobre o fato de Lula ser nordestino, Flávio Nogueira reconheceu que houve esforços da bancada do PT no Piauí para reverter a decisão. “O senador Hélio José, do PT, trabalhou muito por isso. Nós quatro do PT também nos articulamos, mostramos que o Nordeste é a região que mais vota proporcionalmente no partido. Mas, infelizmente, o predomínio de São Paulo ainda influencia fortemente as decisões dentro do próprio PT”, lamentou.

Por fim, o deputado avaliou que a reversão do veto no Congresso é difícil, mas não impossível.

Fonte: JTNEWS

Comentários