Flávio Nogueira (PT) critica Lula por veto que reduz representação do Piauí: “É o predomínio do Sul sobre o Nordeste”
“É lamentável sob todos os aspectos. O Nordeste perde oito deputados federais. Vocês acham isso bom? É bom o Piauí perder dois deputados enquanto São Paulo tem 70? Olha a desigualdade”, afirmou.O deputado federal Flávio Nogueira (PT) fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa sexta-feira (18) após o veto presidencial ao projeto que previa o aumento do número de deputados federais no Brasil. A decisão afeta diretamente o Piauí, que deve perder duas cadeiras na Câmara dos Deputados e seis vagas na Assembleia Legislativa Estadual.
Segundo Flávio Nogueira, a medida representa uma grave injustiça contra o Nordeste, que perderá ao todo oito vagas na Câmara. O parlamentar apontou que, enquanto São Paulo mantém 70 representantes na Casa, o Piauí terá sua representação reduzida de dez para apenas oito deputados federais. “É lamentável sob todos os aspectos. O Nordeste perde oito deputados federais. Vocês acham isso bom? É bom o Piauí perder dois deputados enquanto São Paulo tem 70? Olha a desigualdade”, afirmou o deputado.
Flávio Nogueira também questionou os critérios de equidade adotados nas políticas públicas e criticou o que chamou de “colonização permanente” do Sul sobre o Nordeste. “Fala-se tanto em cotas para tudo, e a nossa cota era de dez, agora será oito. Isso é justo? Quando isso vai acabar? Vamos continuar sendo sempre colonizados pelo Sul?”, desabafou.
O parlamentar ainda questionou a representatividade do Distrito Federal, que, mesmo sendo uma cidade, possui oito deputados federais com os mesmos direitos que os representantes dos estados, incluindo benefícios como o auxílio-moradia. “Eu já moro em Brasília. Por que um deputado de Brasília recebe auxílio-moradia?”, disparou.
Ao ser questionado sobre o fato de Lula ser nordestino, Flávio Nogueira reconheceu que houve esforços da bancada do PT no Piauí para reverter a decisão. “O senador Hélio José, do PT, trabalhou muito por isso. Nós quatro do PT também nos articulamos, mostramos que o Nordeste é a região que mais vota proporcionalmente no partido. Mas, infelizmente, o predomínio de São Paulo ainda influencia fortemente as decisões dentro do próprio PT”, lamentou.
Por fim, o deputado avaliou que a reversão do veto no Congresso é difícil, mas não impossível.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Economia
Pix bate novo recorde com 313,3 milhões de transações em um só dia
-
Saúde
IA consegue prever risco de câncer de mama com 5 anos de antecedência
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas
-
Justiça
STF retoma julgamento sobre benefício a vítimas de violência doméstica
-
Esportes
Copa: Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Vítima reage a assalto e mata bandido no residencial Reserva das Flores em Timon
-
Segurança Pública
DHPP deflagra operação contra acusados de matar homem asfixiado em Teresina
-
Política
TCE-PI aponta falhas graves em licitações da Saúde de Bonfim do Piauí e multa ex-prefeito e secretário
-
Justiça
Justiça determina extração de dados dos celulares apreendidos em operação contra a SEMEC de Teresina
-
Política
TCE-PI aponta irregularidades em contrato de R$ 242 mil para combustível em Santa Luz e multa prefeito