Flávio Dino desativa mais de 300 leitos para COVID-19 em São Luís

serão devolvidos aos proprietários os prédios e hospitais privados que foram alugados para receber pacientes com o novo coronavírus na capital

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta sexta-feira (19), que o estado vai começar a desativar leitos para a COVID-19 em São Luís. A decisão foi tomada após a cidade obter uma alta taxa de leitos para a doença desocupados e o estado registrar uma queda na taxa de letalidade, que chegou a 2,48%.

Foto: Portal VermelhoGovernador Flávio Dino - que receberá pedido de audiência do presidente Leandro Allan, da AGEPEN-BRASIL, para cobrar concurso público para agentes penitenciários
Governador Flávio Dino

Entretanto, a taxa de ocupação de leitos de UTI na Ilha passa de 90%, segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, 364 leitos já foram desativados nesta quinta-feira (18).

Com isso, serão devolvidos aos proprietários os prédios e hospitais privados que foram alugados para receber pacientes com o novo coronavírus na capital.

Antes do anúncio feito pelo governador, a Grande Ilha já chegou a ter 992 leitos exclusivos para pacientes com COVID-19. Deste número, 240 eram de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 752 eram clínicos.

Com a mudança, o número total caiu para 628, sendo 176 de UTI e 452 de leitos de enfermaria. A taxa de ocupação atual é de 92,61% e 40,04%, respectivamente. Ao todo, o Maranhão possui 1.440 leitos para a doença.

"Nós iniciamos um processo planejado em São Luís de desativação de leitos para coronavírus. Por duas razões, nós tínhamos 600 leitos vazios para coronavírus e isto é antieconômico. É meu dever cuidar do dinheiro de todos e como eu sou uma pessoa honesta, eu não ia manter leitos, sabendo que haveriam outras patologias", disse Flávio Dino.

Ainda segundo o Governo do Maranhão, cidades do interior do estado estão apresentando aumento mais significativo dos casos de covid-19, por isso estão sendo adotadas estratégias para continuar a ampliação dos leitos nesses municípios.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários