Flávio Dino desativa mais de 300 leitos para COVID-19 em São Luís
serão devolvidos aos proprietários os prédios e hospitais privados que foram alugados para receber pacientes com o novo coronavírus na capitalO governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta sexta-feira (19), que o estado vai começar a desativar leitos para a COVID-19 em São Luís. A decisão foi tomada após a cidade obter uma alta taxa de leitos para a doença desocupados e o estado registrar uma queda na taxa de letalidade, que chegou a 2,48%.
Entretanto, a taxa de ocupação de leitos de UTI na Ilha passa de 90%, segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, 364 leitos já foram desativados nesta quinta-feira (18).
Com isso, serão devolvidos aos proprietários os prédios e hospitais privados que foram alugados para receber pacientes com o novo coronavírus na capital.
Antes do anúncio feito pelo governador, a Grande Ilha já chegou a ter 992 leitos exclusivos para pacientes com COVID-19. Deste número, 240 eram de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 752 eram clínicos.
Com a mudança, o número total caiu para 628, sendo 176 de UTI e 452 de leitos de enfermaria. A taxa de ocupação atual é de 92,61% e 40,04%, respectivamente. Ao todo, o Maranhão possui 1.440 leitos para a doença.
"Nós iniciamos um processo planejado em São Luís de desativação de leitos para coronavírus. Por duas razões, nós tínhamos 600 leitos vazios para coronavírus e isto é antieconômico. É meu dever cuidar do dinheiro de todos e como eu sou uma pessoa honesta, eu não ia manter leitos, sabendo que haveriam outras patologias", disse Flávio Dino.
Ainda segundo o Governo do Maranhão, cidades do interior do estado estão apresentando aumento mais significativo dos casos de covid-19, por isso estão sendo adotadas estratégias para continuar a ampliação dos leitos nesses municípios.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Torcedores invadem gramado e arremessam objetos em evento de Messi na Índia
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Geral
Prefeitura de Campo Maior contrata mais de R$ 680 mil em quentinhas com a mesma empresa
-
Política
Brasil passa a presidência do Brics para a Índia
-
Política
Bolsonaristas criticam Trump após revogação da Lei Magnitsky contra Moraes
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
-
Esportes
Norris admite arrependimento por comentários sobre Hamilton e Verstappen