Firmino Filho fala acerca de ações efetivas em defesa da mulher vítima de violência doméstica
Entre as ações, o gestou municipal destacou o Centro de Referência Esperança Garcia, que "desenvolve um bom trabalho, só este ano mais de 600 mulheres passaram por lá"Ontem (29), após o encerramento da entrega de título de cidadaia à militante da causa em defesa da mulher vítima de violência doméstica, Maria da Penha, no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, o prefeito Firmino Filho foi procurado pelo JT News, que abordou-o acerca de ações efetivas da administração municipal relacionadas às diretrizes defendidas pela homenageada [por iniciativa da esposa doprefeito, deputada Lucy Soares].

O JT News conversou com o prefeito Firmino Filho (PSDB), presente no evento, e indagou do chefe do Executivo Municipal, quais as ações efetivas da Prefeitura, em execução nessa área? E se são compatíveis com as diretrizes destacadas pela homenageada, Maria da Penha?
FF: Basicamente nós entendemos que a importância do poder muncipal é trabalhar com integração nessa Rede de Proteção, que tem um forte componente do Poder Judiciário, por meio dos juizados, um forte componente do Ministério Público, um forte componente da Defensoria Especial, mas é necessário um conjunto de órgãos [nos centros de referências] para que essa lei possa andar. Destaco que a Prefeitura anos atrás implementou o Centro de Referência Esperança Garcia que desenvolve um bom trabalho, só este ano mais de 600 mulheres passaram por lá. Lá tem um corpo de técncos de nível superior, como: assistentes sociais, psicólogos, advogados; para fazer atendimento e para fazer encaminhamento para essa Rede Assistência.

Além disso nós tivemos a criação da Secretaria Municipal da Mulher há 2 anos, a Secretaria está se estruturando e realizando convênios e parcerias com o Ministério Público, com as universidades, além disso nós temos também um projeto muito interessante que é denominado "Amor de Tia", que tem uma experiência exitosa no Matadouro, e já se expandiu com uma experiência na Zona Sudeste. Estaremos inaugurando em breve, na Zona Sul [é um projeto que não apenas qualifica a mulher, mais empodera em seus direitos, e simultaneamente protege e dá educação para sua criança, é uma forma integrada de dar assistência.
JT News: Tem perspectiva de a Prefeitura trabalhar essas ações de forma integrada com o Governo do Estado? Em especial com a Secretaria de Assistência Social, a SASC?

É necessário que seja assim, na realidade a configuração, ela exige um conjunto de várias unidades [cada um fazendo seu papel] e essas várias unidades compõem uma Rede que tem membros do Município, do Estado (Poder Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público) e é essa Rede como um todo que tem o objetivo de garantir direitos e combater a violência doméstica, ao mesmo tempo fazer a inserção nessa área social, declarou o prefeito de Teresina, Firmino Filho.
Fonte: JTNews
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Bolsonaro será julgado por racismo na Justiça Federal
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação para cumprir 30 mandados contra traficantes em Teresina
-
Segurança Pública Homem é encontrado morto na Avenida Zequinha Freire na zona leste de Teresina
-
Segurança Pública Acusado de comprar carro elétrico de R$ 119 mil com Pix falso é preso em Altos
-
Justiça 'Careca do INSS' cancela depoimento na CPMI
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Geral Balanço
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada