Filhote de tamanduá-mirim é capturado no interior do Ceará e já está em local seguro
O tamanduá foi encontrado em Jucás [Iguatu] no interior do Ceará e de acordo com o Corpo de Bombeiros o animal é incomum na região, porém, é o quarto tamanduá capturado neste mês de julhoUm filhote de tamanduá-mirim foi encontrado no início da tarde deste sábado (25), em Jucás [município de Iguatu no Ceará], na região Centro-Sul do Ceará. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência é atípica para a região.

Entretanto, este foi o quarto animal da espécie capturado neste mês de julho. O filhote foi encaminhado para um local com disponibilidade de água e alimento.
Segundo o tenente-coronel Nijair Araújo, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, os animais encontrados podem ser de uma única família, já que foram capturados adultos e filhotes, porém, os locais dos resgates anteriores são distantes.
“Ele (filhote) foi encontrado na Vila São Pedro. É um distrito que fica em torno de 30 km de distância de Iguatu, bem distante dos dois lugares que os outros foram capturados, na Vila Gadelha e na Chapadinha”, explica.

A operação foi comandada pelo subtenente César, do Corpo de Bombeiros da cidade de Iguatu, e pelos soldados Fernandes e Steinel.
Nijair afirma ainda que os tamanduás são dóceis e que sua aproximação às áreas residenciais se dá por busca de água e alimentação. “Quando havia Ibama aqui em Iguatu, deixávamos lá. Hoje, como não existe mais nenhuma unidade na cidade, selecionamos lugares afastados, onde exista fauna e flora apropriadas, e tentamos devolver o animal para o habitat natural”, declara.
O Corpo de Bombeiros possui alguns lugares habituais onde estes animais são direcionados, geralmente cobras. Recentemente, também foram capturados onze teiús. Estes foram encaminhados para uma fazenda de conhecidos dos profissionais. “Tivemos contato com ele e (os teiús) já se reproduziram. Então, há uma recuperação da fauna local e a preservação das espécies”, conclui.
Fonte: JTNEWS com informações do Diário do Nordes
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública PRF apreende 1,3 tonelada de pescados na BR 343 em Piripiri (PI)
-
Segurança Pública Jovem morto no bairro Santa Fé era ameaçado por membros do PCC, diz delegado
-
Segurança Pública Homem é executado a tiros em posto de combustíveis na cidade de Altos (PI)
-
Geral Corpo é encontrado boiando em lagoa na cidade de Ilha Grande (PI)
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes